domingo, 8 de abril de 2018

A Praça Benedito Leite recebeu neste domingo (8) uma série de atividades voltadas para promoção da saúde e da qualidade de vida promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na Feirinha de São Luís. Com aulas de zumba, panfletagem, aferição de pressão arterial e glicemia e outras orientações em saúde, a ação marcou o Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde, comemorados, respectivamente, nos dias 6 e 7 deste mês. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

Com o tema “Corpo com Saúde é um Corpo em Movimento”, o objetivo era alertar a população para importância dos cuidados com a saúde e da prática regular de atividade física, combatendo o sedentarismo e prevenindo as doenças crônicas não transmissíveis. 

“Dentro da atenção primária em saúde, norteadora das ações de toda rede, a prevenção é nosso carro-chefe. Hoje, em alusão às duas datas, fazemos essa ligação com as doenças e agravos não transmissíveis. Estamos aqui para fomentar a prática das atividades físicas, a alimentação saudável, o combate ao sedentarismo, ao tabagismo e ao uso de drogas”, comentou a superintendente de Atenção Primária, Joelma Veras.


Para o coordenador do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs) da SES, Victomar José Teixeira, é preciso sensibilizar a população para os cuidados com a saúde. “As doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, representam mais de 60% dos óbitos da população, por isso precisamos fazer este alerta. O combate está ligado diretamente à promoção da prática da atividade física e alimentação saudável”, afirmou.

A doméstica Gorete da Silva, de 66 anos, era umas das mais animadas na aula de zumba. Seguindo as coreografias e esbanjando disposição, ela contou que cuida da saúde regularmente, com aula de zumba e caminhadas. “Estou gostando muito, me sinto feliz dançando aqui com minhas amigas. Só vivo estressada dentro de casa e aqui estou desestressando”, disse.

A chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Teresa Carvalho, destacou que é preciso atacar os fatores de risco, como sedentarismo, tabagismo e excesso no consumo de álcool, para ter uma nova geração de idosos mais saudáveis no futuro. “Temos que considerar que as pessoas estão envelhecendo e é preciso envelhecer com qualidade”, frisou.

0 comentários:

Postar um comentário