quinta-feira, 12 de abril de 2018

O Governo do Maranhão investe na capacitação e processo de reintegração social dos pacientes em tratamento de dependência química no Caps AD Estadual. A parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) já formou 150 pessoas em cursos diversos em três anos. Na última quarta-feira (11), uma nova turma do curso de Limpeza e Conservação de Ambientes fez uma visita técnica ao Restaurante Escola Senac. 

Nesta edição, 25 pessoas estão participando do curso e, ao final, receberão certificado em formação de serviços gerais, com 84 horas. A ideia da visita era apresentar um dos possíveis ambientes de trabalho da profissão, ter contato com material de trabalho e observar a vivência da profissão.

Segundo o diretor do Caps AD Estadual, Marcelo Costa, o serviço especializado, vinculado à Secretaria de Estado do Maranhão (SES), trabalha com três esferas de tratamento. O primeiro é o cuidado médico para a dependência. O segundo, a reabilitação para a sociedade. E o terceiro aspecto é inserção no mercado de trabalho. Nesse sentido, os cursos servem para criar uma perspectiva positiva para o futuro dessas pessoas, aumentando a autoestima e preparando-os para a reinserção na sociedade.


“Com a parceria e expertise do Senac, vamos formar agora mais 25 pacientes, somando mais 175 pessoas assistidas. Percebemos que esse trabalho cria uma perspectiva melhor para o próprio tratamento. Aumenta a adesão deles. Até a medicação tem complementaridade maior no processo de recuperação”, destacou Marcelo Costa.

Pelo menos 40% das pessoas que participaram dos cursos conseguiram se reinserir no mercado de trabalho. Em tratamento no Caps AD Estadual há dois anos, Mauro Augusto, de 55 anos, está nessa nova turma e vê na oportunidade uma forma de ganhar a confiança da sociedade. “Já perdi muito tempo da minha vida. O curso é um caminho, um recomeço no mercado de trabalho. Estou sendo só mais um no meio do povo. Me olham com o pé atrás. Com o certificado em mãos, poderei sair por aí para procurar emprego. Meu foco é esse”, afirmou.

Para garantir uma nova oportunidade de vida aos pacientes assistidos no Caps AD Estadual, os cursos oferecidos levam em consideração as necessidades do mercado e dos participantes, como forma de ampliar as oportunidades.

“Consideramos a empregabilidade para os alunos. Nos preocupamos se eles vão conseguir ocupar vagas e permanecer nessas vagas no mercado de trabalho. Conversamos com a diretoria do Caps para escolher qual curso do nosso portfólio se adequa o perfil dos alunos”, explicou Nathallia Matos, supervisora pedagógica da Unidade Móvel do Senac.

Fonte: SES

0 comentários:

Postar um comentário