quinta-feira, 12 de abril de 2018

O ano de 2018 iniciou e os pesquisadores do Observatório do Turismo do Maranhão, vinculado ao Grupo de Pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio” da Universidade Federal do Maranhão e à Secretaria de Cultura e Turismo do Maranhão estão a todo vapor realizando diversas pesquisas de demanda turística, além de parcerias com a Coordenação de Análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, e com o Instituto Federal do Maranhão, campus Alcântara e Barreirinhas, e o Jornal Cazumbá.

Na virada do ano (2017/18) os pesquisadores foram nos dias 30 e 31 de dezembro para a Avenida Litorânea em São Luís aplicar questionário com os turistas que estavam na cidade de São Luís em decorrência da festa de Reveillon que aconteceu naquele lugar, e, conseguiu-se aplicar 177 questionários, ou seja, 53 a mais que o mesmo período (2016/17). Os dados estão sendo tabulados e serão apresentados no mês de abril no site do Observatório do Turismo do Maranhão (http://www.sectur.ma.gov.br/observatorio).

Já no período da alta temporada, janeiro deste ano, foram aplicados 170 questionários nos principais portões de entrada/saída de São Luís (Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado e Terminal Rodoviário de São Luís), e, os dados também estão sendo tabulados e serão apresentados no mês de abril.

E entre os dias 13 a 15 de abril será realizada a pesquisa de demanda turística (baixa temporada) nos quatro principais portões de entrada/saída de São Luís (aeroporto, rodoviária e terminais ferroviário e marítimo), onde teremos quatro pesquisadores da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís e quinze pesquisadores do Observatório do Turismo do Maranhão, em especial a discente Sarah Beatriz de Jesus Santos da Silva que é deficiente visual, e será a primeira vez dela como pesquisadora e participação de uma pesquisa de demanda turística.

Além disso, o Observatório do Turismo do Maranhão realizou parceria com o Instituto Federal do Maranhão, campus Barreirinhas, em que os professores Mestres Monique de Oliveira Serra e Marcelo Aragão Saldanha prontamente com seus alunos realizaram nos dias 24 e 25 de fevereiro e 03 e 04 de março, na Beira Rio e Povoado Cantinho, a pesquisa de demanda turística e percepção sobre a infraestrutura, equipamentos e serviços turísticos da cidade de Barreirinhas, mais conhecida como portão de entrada dos Lençóis Maranhenses. Foram aplicados aproximadamente 100 questionários, e, a tabulação está sendo realizada pelos pesquisadores de São Luís e será apresentada no mês de maio.

Outra parceria realizada foi também com o Instituto Federal do Maranhão, campus Alcântara, diretamente com a professora Mestre Luciana Luisa Chaves Castro, que realizou entre os dias 30 de março e 01 de abril no Porto do Jacaré e Praça da Matriz, a pesquisa de demanda turística e percepção sobre a infraestrutura, equipamentos e serviços turísticos da cidade de Alcântara, totalizando 50 questionários. Os mesmos estão sendo tabulados e serão apresentados no mês de maio.

Com a Coordenação de Análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, a responsável Brenda Leite foi firmada uma parceria para o levantamento do fluxo turístico da cidade de São Luís e também auxílio na realização de todas as pesquisas de demanda turística, mais especificamente no Terminal Marítimo, e também no período do São João. O Jornal Cazumbá também tem sido parceiro do Observatório em sempre publicar as informações sobre as pesquisas realizadas.

Nos períodos dos feriados nacionais o Observatório do Turismo do Maranhão também tem realizado pesquisas sobre as taxas de ocupação hoteleira das cidades de Barreirinhas, Carolina, São Luís e Tutóia, em parceria com os empreendimentos hoteleiros que prontamente disponibilizam os dados para que se possa realizar a média.

Outras pesquisas em paralelo também estão sendo realizadas pelos pesquisadores do Observatório do Turismo do Maranhão, como levantamento do movimento de passageiros (embarque e desembarque) nos aeroportos internacional Marechal Hugo da Cunha Machado (São Luís) e aeroporto Prefeito Renato Moreira (Imperatriz), a taxa de ocupação nos meios de hospedagem (em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão – ABIH-MA), disponibilidade de empreendimentos nos sites turísticos AirBnb, Booking.com e Decolar.com das cidades de São Luís, Barreirinhas e Carolina, e, reputação online no site turístico TripAdvisor e o monitoramento em mídias sociais de imagens postadas no Instagram sobre as cidades de Barreirinhas, Carolina, São Luís e Tutóia.

O Observatório do Turismo do Maranhão sob a coordenação do Professor Doutor Saulo Ribeiro dos Santos da Universidade Federal do Maranhão e Thais Mendes Pinheiro da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTURMA) e os pesquisadores (discentes da UFMA, UEMA e FACAM) estão empenhados em ampliar o máximo de dados estatísticos para que tanto o estado do Maranhão e os municípios turísticos possam ter informações reais sobre o turismo, auxiliando-os na formulação de políticas públicas e planos. Além disso, informa-se que o Observatório do Turismo do Maranhão está disponível para novas parcerias e auxílios de associações, entidades, instituições e empresas ligadas direta e indiretamente à atividade turística.

0 comentários:

Postar um comentário