quinta-feira, 12 de abril de 2018

A Cidade dos Azulejos, São Luís, ganha neste sábado (14), mais um cartão postal, o portal turístico na entrada da cidade. A construção realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), fica localizado no km 0 da BR-135 e ocupa seis faixas da via, três no sentido BR-135 e três no sentido cidade.

O Portal simula uma fachada de casarão colonial português Patrimônio da Humanidade, parte do conjunto arquitetônico encontrado no Centro Histórico de São Luís.

Com 45 metros de largura e investimento de R$ 833 mil, o portal de São Luís tem como objetivo valorizar a cultura e as belezas que os visitantes encontrarão na cidade. O secretário adjunto de turismo da Sectur, Hugo Veiga, disse que o novo portal remete a todo o patrimônio material que deu o título Patrimônio Cultural da Humanidade em 1997, e que projetou São Luís e o Maranhão para o mundo inteiro.

“Toda a cidade que pensa em trabalhar o turismo como uma atividade econômica, se predispõe a encantar e receber bem o turista desde a sua chagada, então nós não tínhamos nenhum elemento representativo da cultura ludovicense, onde as pessoas tivessem um referencial do tipo de atrativo que irão encontrar ao se deparar com a capital do estado”, falou o secretário Hugo Veiga.

 A cidade de São Luís é a única fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses. A maior parte das fachadas revestidas de azulejos está no Centro Histórico de São Luís. Era o material que mais atenderia as condições climáticas da cidade, resistente ao verão muito forte e a chuva do verão chuvoso, funcionando como um isolante térmico. Dessa forma, os ambientes internos ficam mais frescos e mais agradáveis.

Atrativos turísticos

O investimento em novos atrativos turístico para São Luís é um trabalho constante do Governo do Maranhão, por meio da Sectur. A atual gestão já instalou dois letreiros na cidade, que se consolidaram como pontos turísticos da capital: um no Espigão Costeiro e outro na Praça da Lagoa. Obras de reforma e expansão das casas de Cultura em São Luís também refletem na atração de turistas, como a restauração do Forte de Santo Antônio da Barra, que abriga os museus das Embarcações e da Imagem e Som, e a implantação do Museu do Reggae.

SERVIÇO

O que? Inauguração do portal turístico na entrada da cidade de São Luís

Quando? Sábado (14), às 9h30

Onde? Km 0 da BR-135, próximo a rodoviária do aeroporto

0 comentários:

Postar um comentário