quarta-feira, 30 de maio de 2018

Foi iniciada, nesta semana, uma campanha da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para incentivo à doação de sangue no Maranhão. O objetivo é a manutenção dos estoques de bolsas de sangue para o abastecimento das unidades de saúde. A coleta acontece no Hemomar, na Jordoa.A expectativa é retomar o número de doadores em mais de 50%. A queda nas doações foi registrada em razão das doenças respiratórias, típicas neste período, e da dificuldade com deslocamento em razão da redução do transporte público e do racionamento do combustível. Em São Luís, em média, comparecem ao Hemomar, entre 220 e 250 doadores. Neste período, entre 100 e 120 pessoas chegam à unidade para doar sangue. A coleta é essencial para a manutenção das cirurgias de urgências e eletivas. A maior baixa neste período é do tipo O negativo.

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização) e pesar no mínimo 50 Kg. No dia da doação, é preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado (sem alimentos gordurosos), não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h e estar portando documento com foto.

Quem não pode doar

Entre os grupos que não podem doar sangue estão mulheres grávidas, pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, portadores de hepatites B e C, Aids, Doença de Chagas, malária e quem faz uso de drogas ilícitas injetáveis.

Se estiver resfriado, o doador deve esperar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas. Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva, esteve em região de malária ou fez sexo sem proteção deve aguardar um ano.

SERVIÇO

O QUÊ? Governo incentiva doação de sangue para manutenção das cirurgias no Maranhão
QUANDO? Terça-feira (29), 14h30
ONDE? Hemomar – Rua Cinco de Janeiro, s/n, Jordoa – São Luís

0 comentários:

Postar um comentário