terça-feira, 29 de maio de 2018

O Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, recebeu, na tarde de sexta-feira, 25, a Medalha da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Oficial, honraria que tem como objetivo homenagear personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram no Direito do Trabalho ou prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho no país, em especial, no Estado do Maranhão. A solenidade de entrega da Medalha aconteceu no Auditório Ari Rocha, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) e contou com a presença dos desembargadores do Tribunal Pleno da Corte, magistrados da 1ª Instância, servidores, familiares e amigos dos homenageados.

A homenagem acontece de dois em dois anos, coincidindo com a data de comemoração da instalação do Tribunal, ocorrida em 26 de maio de 1989. "É muito gratificante poder receber essa homenagem, em nome do Senac, que é uma Instituição comprometida com a qualificação de pessoas para o mercado de trabalho e preocupada com a empregabilidade da população. O reconhecimento de órgãos importantes para o Estado como o Tribunal Regional do Trabalho só nos faz ter certeza de que estamos cumprindo nossa missão e prestando bons serviços para a sociedade", ressaltou o homenageado, Ahirton Lopes.

A solenidade foi iniciada com a execução dos Hinos Nacional e do Maranhão, interpretados pelo Grupo Lamparina, dedicado ao resgate da musicalidade brasileira e às manifestações culturais maranhenses. Em seguida, a presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, Grã-Mestre da Ordem, fez uma breve saudação, enaltecendo as qualidades dos homenageados com “a mais alta honraria concedida por esta Corte Trabalhista”, destacou. “A outorga da comenda é uma justa homenagem aos que têm contribuído para o engrandecimento e fortalecimento da Justiça do Trabalho no Maranhão. Os homenageados deste dia estão aqui por mérito. E as minhas palavras a cada um e a todos são de gratidão e de congratulação. Gratidão por nos ajudarem a construir uma Justiça do Trabalho que cada vez mais cumpra com sua missão institucional, que é a de solucionar conflitos trabalhistas com celeridade e efetividade. E congratulação por este reconhecimento público de sua destacada atuação nesta Justiça Especializada. Parabenizo a todos os homenageados”, disse.


Em seguida, a secretária da Ordem Timbira, Stael Cavalcanti Martins de Araújo, procedeu à leitura da Portaria do Gabinete da Presidência nº 408/2018, que concedeu a outorga às personalidades agraciadas neste ano de 2018.  A comenda da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho da 16ª Região foi instituída pela Resolução Administrativa nº 42, de 14 de março de 1990, em que os homenageados são indicados pelo Conselho da Ordem, que é composto pelos oito desembargadores do TRT-MA, e possui os graus de condecorações Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Cada membro do Conselho pode indicar até cinco nomes, sendo assim, o Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, foi indicado pelo desembargador federal do trabalho, James Magno Araújo Farias.

A comenda é outorgada a juristas eminentes e outras personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham se destacado no Direito do Trabalho ou prestado relevantes serviços à Justiça do Trabalho, e servidores públicos que, por seus méritos funcionais, tenham-se tornado alvo de distinção. Também poderão ser agraciadas com as insígnias da Ordem as instituições ou as suas bandeiras, pelos serviços prestados à Justiça do Trabalho e outras personalidades nacionais ou estrangeiras que, a juízo do Conselho, possam figurar nos quadros da Ordem.

Na edição 2018 da comenda, foram condecoradas 32 personalidades que se destacaram no Direito Trabalhista e prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho do país. A solenidade foi encerrada com outra apresentação do Grupo Lamparina, que executou três canções do repertório da música popular maranhense, acompanhadas de dançarinos brincantes de Bumba-meu-boi: “Maranhão, meu tesouro, meu torrão” (de Humberto Maracanã), “Todos cantam a sua terra” (de João do Vale) e “Ilha encantada” (do Boizinho Barrica); e com um coquetel. 

0 comentários:

Postar um comentário