sábado, 5 de maio de 2018
A política de incentivo ao turismo na capital maranhense é uma ação colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo visando atrair o turista para uma das principais festas populares da cidade



A cultura maranhense encanta a todos com os seus ritmos e expressões. O bumba meu boi, por exemplo, é muito característico do Maranhão. Por isso, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), está investindo na divulgação das potencialidades turísticas da capital em ações desenvolvidas em vários estados brasileiros. Nesta semana foi a vez do estado do Pará. O objetivo é atrair turistas para a capital durante o São João, incentivando a geração de renda e estimulando o comércio. A ação começou na viagem do trem da Vale, na quinta-feira (03), que faz o percurso São Luís a Parauapebas. Naquela cidade paraense, a comitiva da Setur deu prosseguimento à estratégia no shopping Partage, com apresentação do boi Encanto da Ilha (sotaque de orquestra).

No Pará, a ação de divulgação encerra neste domingo (6), quando a Prefeitura realizará uma grande ação também no trem da Vale, no percurso Marabá /São Luís, com apresentação do bumba meu boi. A cidade de Marabá também terá um gostinho do São João de São Luís, com apresentação do grupo folclórico.

A política de divulgação da cidade é encabeçada pelo prefeito Edivaldo e planejada para atrair o turista. Os festejos juninos começaram a ser divulgados pela Setur em abril com a promoção da cidade em estados como São Paulo e Paraná. "Um evento como esse faz o público entender como nós prezamos e temos orgulho da nossa cultura. As cores e ritmos do bumba meu boi são utilizados para tornar o Maranhão ainda mais atrativo para outras cidades", explica a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

No Shopping Partage, em Parauapebas, foram apresentadas ao público do o ritmo marcante e um pouco das lendas folclóricas de São Luís, ao som de muita música e de danças que embalam o bumba meu boi, formando um grande cordão. "É diferente. É legal saber e perceber que cada lugar do Brasil tem um jeito diferente de expressão cultural. A do Maranhão me passou uma energia muito positiva, deu vontade de ir lá agora e dançar o bumba meu boi", conto o paraense Matheus Ribeiro.

Vale destacar a receptividade do público, que brincou e dançou com os integrante do grupo junino. Maria de Fátima foi uma das mais animadas da noite, e aprendeu alguns passos com as índias do boi. "Eu vi nas redes sociais que ia ter essa apresentação e avisei todo mundo por aqui. É animado, divertido, colorido. Eu já conhecia o bumba meu boi, e quis mostrar para os meus filhos que ainda não tinham visto", explicou.

0 comentários:

Postar um comentário