terça-feira, 22 de maio de 2018
Com publicação prevista para o segundo semestre deste ano, a norma ISO 21401 - Tourism and related services — Sustainability management system for accommodation establishments — Requirements foi tema de apresentação no 60º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), em Fortaleza (CE). Na quinta-feira, 17 de maio, o especialista Alexandre Garrido falou sobre características e benefícios da futura norma internacional, elaborada com base na ABNT NBR 15401:2014 - Meios de Hospedagem -Sistema de gestão da sustentabilidade, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Garrido é coordenador da Comissão de Estudo de Turismo Sustentável do Comitê Brasileiro de Turismo (ABNT/CB-054) e do Grupo de Trabalho WG13 - Sustainable Tourism, da ISO. Depois de participar da elaboração da Norma Brasileira, por dois anos ele esteve à frente dos trabalhos que resultaram na norma internacional, aprovada nos dias 7 e 8 de maio durante a reunião anual do comitê técnico de turismo da ISO, em Buenos Aires, na Argentina.

A norma ISO 21401 descreve um Sistema de Gestão da Sustentabilidade para todos os tipos e tamanhos de meios de hospedagem, independentemente da localização geográfica. O atendimento aos requisitos da norma possibilita que o estabelecimento gerencie os impactos gerados, implementando ações que minimizem os negativos e potencializem os positivos. A questão da sustentabilidade tem merecido a atenção de todos os países, em particular aqueles que estão em fase de desenvolvimento e têm no turismo um fator de crescimento econômico, social e ambiental. 

O gestor do ABNT/CB-054 é Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), que tem buscado oportunidades de divulgar ao setor o trabalho de normalização desenvolvido no Brasil e na ISO.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

0 comentários:

Postar um comentário