terça-feira, 22 de maio de 2018
Serviços, após concluídos, valorizarão o Centro da cidade promovendo melhorias para a população e turistas que poderão usufruir de espaços mais agradáveis


Os espaços do Centro da capital maranhense estão ganhando nova estrutura com as obras de requalificação executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís. O amplo projeto está inserido nas ações do PAC Cidades Históricas e vai recuperar pontos importantes do Complexo Deodoro, que inclui as praças Deodoro e do Pantheon e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro. O projeto também compreende a revitalização do maior centro comercial da cidade, a Rua Grande, e da Praça Dom Pedro II e o seu entorno, que abrange também a Praça da Mãe d'Água, também no Centro. As obras seguem em ritmo acelerado com equipes trabalhando até nos fins de semana.

"A requalificação desta região que é histórica e compreende o maior centro comercial de São Luís é de grande importância para a cidade. Há muito tempo a população esperava por esta revitalização que trará diversos benefícios, como geração de emprego e renda, melhoria da paisagem urbana e deixará o local ainda mais atraente para os turistas e também para os moradores admiradores da nossa história, cultura e arte. Estamos muito felizes com mais essa parceria que vem somar aos investimentos realizados pela Prefeitura de São Luís para a revitalização do Centro Histórico da cidade", pontua o prefeito Edivaldo.

De acordo com o projeto, as áreas vão ganhar novo reordenamento do espaço urbano, contemplando pedestres e possibilitando maior interação social. São diversas ações de urbanismo e arquitetura com fins a revitalizar e recuperar todo o trecho. O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary, acrescenta que "as obras seguem o cronograma previsto e os investimentos visam à recuperação de importantes espaços históricos de grande valor arquitetônico para a cidade". Itapary reforça ainda ser este o resultado de mais uma parceria dos governos municipal e federal.

PANTHEON


Na Praça do Pantheon, os serviços se concentram na pavimentação em concreto lapidado, que vai renovar todo o piso, colocação de granito na área central e de grama nas áreas de canteiro. Está concluída a concretagem da alameda Gomes de Castro, passeio do lado esquerdo da praça.

Na próxima etapa, os trabalhos se concentram na Alameda Silva Maia, passeio do lado direito. Terá início a construção de meios fios, instalações subterrâneas das redes elétricas e hidraúlicas e após, a pavimentação em concreto. Neste sábado (19), as equipes prosseguiam a colocação da grama no trecho de canteiro próximo à alameda.


DEODORO

A Praça Deodoro já foram iniciados os primeiros serviços. Do local foi retirado todo o piso antigo e feita a terraplanagem da área. Serviços de poda das árvores, plantio e replantio de espécies para favorecer o paisagismo na área estão no projeto. A Praça Deodoro vai ganhar ainda banheiros públicos, áreas para recebimento de atividades diversas e de fiscalização.

A Deodoro ganha mobiliário urbano, com bancos de pedras de lioz e lixeiras. Para o espaço, é proposta ainda uma nova configuração da iluminação pública, com a utilização de luminárias mais eficientes.

A obra favorecerá a acessibilidade, com faixas de pedestres, rampas nas calçadas com contrapiso em concreto, além de sinalização tátil. As praças ganham bancos de madeira com encosto e contarão com amplas áreas de sombreamento e diversas árvores nativas, sendo conservadas as existentes.

PRAÇA DA MÃE D'ÁGUA


A Praça da Mãe d'Água, na região da Praça Dom Pedro II, está com obras na fase de reforma do piso de pedra, com preenchimento da passagem nos pontos irregulares e reposição onde não havia mais o piso; e retirada de material da estrutura interna da fonte da mãe d`água, preparando a área para as instalações hidráulicas e elétricas. A fonte luminosa e a escultura, de autoria do maranhense Newton Sá, serão recuperadas.

O conjunto de ações na estrutura contempla limpeza mecânica e química da fonte para remoção de resíduos, desobstrução dos drenos de água, camada de proteção e polimento para preservar o bronze. Toda a iluminação será reformulada com tom mais artístico e o espaço ganha, ainda, projeto paisagístico, executado pela Prefeitura de São Luís.


A aposentada Carolina Souza Lima, 80 anos, disse que está empolgada com o andamento da obra. "Eu quero ver essa praça realmente uma área para a gente poder sentar e contemplar essa parte da cidade, que é muito bonita. Quero ver essas melhorias e trazer meus netos. Temos uma área muito bela e que deve ser preservada. E as pessoas também precisam ajudar a conservar", disse. As melhorias vão possibilitar ainda maior concentração de turistas e ludovicenses no local.

A área incluída no projeto é protegida por tombamento Estadual e Federal, além de ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio mundial.

O PAC Cidades Históricas é voltado à recuperação de áreas protegidas pelo Iphan. O programa está presente em 44 cidades de 20 estados para mais de 420 ações com fins a recuperar e revitalizar cidades históricas, além de promover o patrimônio cultural.

RUA GRANDE


O maior centro comercial de São Luís, a Rua Grande, também integra o projeto de requalificação. A primeira quadra da rua, sentido Praça João Lisboa, está cercada e neste sábado as equipes prosseguiam o trabalho de drenagem com a colocação de tubos de concretos para cobertura da área e colocação do pavimento.

O projeto da Rua Grande inclui embutimento da fiação elétrica e telefônica, drenagem profunda e esgotamento sanitário, drenagem fluvial, novos equipamentos urbanos, novo piso e pontos de acessibilidade reduzindo barreiras físicas e melhorando o acesso de pedestres. Será feita toda a pavimentação com nivelamento das vias, instalação de mobiliário urbano, nova rede de iluminação pública, além de sinalização viária e turística.

As obras no local são executadas em divisão de quadras, para causar o menor transtorno possível ao comércio. Assim que a primeira quadra tiver os serviços concluídos, outro trecho será interditado até atingir toda a rua.

0 comentários:

Postar um comentário