segunda-feira, 28 de maio de 2018

O Governo do Maranhão realizou, neste fim de semana, a primeira ação de controle e combate à proliferação dos caramujos africanos, na Ponta d’Areia, em São Luís. Foi montada uma força-tarefa com vários órgãos: secretarias de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Saúde (SES), Turismo e Cultura (Sectur), além do Corpo de Bombeiros e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Na ocasião, foram coletados milhares de caramujos e, em seguida, incinerados. “Recebemos várias denúncias e imediatamente tomamos uma iniciativa, com medidas preventivas e educativas. A estratégia de defesa mais eficaz para conter a proliferação desses moluscos é a catação manual, então realizamos a catação e as ações continuam por São Luís e se estenderão pelo interior. O caramujo africano não só impacta o meio ambiente, é um problema de saúde pública”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.  


“Ao se locomover, o caramujo libera um muco contaminado que pode infectar humanos, caso seja ingerido. A recomendação, em caso de contato com o animal, é que seja feita higienização correta das mãos, lavar com bastante sabão e água. Além disso, as frutas, verduras e hortaliças também devem ser higienizadas”, ressaltou a doutora em Biodiversidade e Saúde, Selma Patrícia Diniz.

Ela ainda destacou que “é necessário cuidado, também, em relação à captura dos moluscos e garantir a segurança. Nunca ingerir os moluscos capturados e tampouco é permitido criá-lo em cativeiro. Para capturá-los, é preciso ter uma série de cuidados, como sempre utilizar luvas ou sacos plásticos para proteger as mãos”.

Alguns exemplares coletados na ação foram recolhidos para análise em laboratório.

Esclarecimento

O caramujo africano pode causar um tipo de meningite, mas a forma de infecção só acontece via oral. Ou seja, nunca levar a mão à boca caso tenha contato com o molusco, lave bem. O animal não é hospedeiro do verme schistosoma mansoni, causador na esquistossomose (barriga d'água), não há relação.

Capacitação

No dia 25 de maio, foi realizada uma capacitação com a equipe de limpeza e de educação ambiental. O objetivo foi explicar o que é o caramujo africano, como diferenciar do caramujo nativo, como capturá-lo, e como combater e prevenir.

O caramujo africano

O caramujo africano é uma espécie de molusco terrestre tropical, originário do leste e nordeste da África. Foi mundialmente disseminado pela ação humana ligado a gastronomia, sendo utilizado como opção para o escargot na região da Tailândia, China, Austrália, Japão e recentemente no continente americano. A espécie é considerada uma das cem piores invasoras do mundo, causando sérios danos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública.

0 comentários:

Postar um comentário