segunda-feira, 25 de junho de 2018
Comemorado neste domingo (24), o Dia de São João leva para a Maria Aragão shows de Alexandra Nicholas, Chico Nô e Zé Paulo e muitas outras atrações


Ele foi chamado de "Voz do que clama no deserto". Era primo legítimo de Jesus Cristo, a quem batizou para, logo em seguida, ser preso e decapitado. É referenciado como profeta e santo pela tradição da Igreja Católica e faz parte do tríduo de santos juninos, ao lado de Santo Antônio e São Pedro, comemorados em todo Brasil nos festejos do mês de junho.

São João, o Batista, também será reverenciado por grupos folclóricos no Arraial da Maria Aragão na programação deste domingo (24), data em que é comemorado o nascimento do homem que se vestia de pelos de camelos e se nutria de gafanhotos e mel silvestre. O São João de Todos é promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado e vai até o dia 1º de julho.

Foi a cultura popular, com a forma peculiar de reverenciar mártires do Cristianismo, que fez os festejos de São João, no Brasil, terem características como o de soltar fogos, decorar ruas e quintais com bandeirinhas coloridas e fazer fogueiras, tradições que têm origem pagã e simbolizam a proteção contra os espíritos malignos.


"O Dia de São João é uma das principais datas do período junino. É um santo que representa muito bem a cidade de São Luís e o Arraial da Maria Aragão é o principal expoente dessa celebração. Nossa expectativa é que, assim como aconteceu em 2017, haja uma boa participação no dia 24, dia desse querido santo", destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

No Arraial da Maria Aragão, a comemoração junina do dia 24 terá o show "Feita na Pimenta", com Alexandra Nicholas, que trará para o público repertório formado por forró dos anos 70 e 80 e composições de Zeh Rocha, João Lyra, Paulo Cesar Pinheiro, Marco Dualibe, César Nascimento, Betto Pereira e Zeca Baleiro.

Por sua vez, a plataforma de apresentação do arraial trará o Boi Costa de Mão de Rama Santa, o Boi de Orquestra Brilho do Amanhecer, o grupo Alternativo Companhia Pirilampo, Boi de Orquestra Mimoso de São Bento e Boi de Matraca da Pindoba. Na Arena do Forró, terá Raimundinho e Forró Pé No Chão e Trio Mandacaru.

Ainda na programação dia 24, tem o show de Chico Nô e Zé Paulo, intitulado "Visões de Lampião", que fará uma mistura bem popular de ritmos como o xote, xaxado e baião. A proposta é levar ao visitante do arraial o melhor do forró "pé de serra".

PROGRAMAÇÃO

Na sexta-feira (22), as apresentações foram o tambor de crioula Maracrioula, que abriu a programação oficial do arraial. A dança portuguesa Império de Lisboa, que encantou o público com roupas bordadas com rendas e cheias de brilhos e a Quadrilha Asa Branca, que trouxe a tradição caipira de comemorar o São João para a apreciação do público.


O show com o grupo Lamparina foi uma das atrações que empolgou o público, com repertório que passou pelas músicas regionais, tambor de crioula, festa do Divino, bumba meu boi (nos sotaques de orquestra, Pindaré, zabumba e matraca), dança do coco, forró, entre outros.

Com nove anos de formação, o grupo tem como proposta resgatar a musicalidade maranhense. O Lamparina é formado por Fábio Almeida, Euricélia Coqueiro, Mauro Travincas, Mairla Oliveira, Bira, Regina Oliveira, Thaynara Oliveira, Mister Ribão, Lívia Coelho, Léo Alves e Paulinho Oliveira.

A noite do arraial da Maria Aragão também contou com belas apresentações do Boi de Apolônio (Baixada), Cacuriá de Dona Tetê e Boi de Axixá (Orquestra). Na Arena do Forró, os fãs do estilo dançaram ao som de Zeca Melo.

MORANGO DO NORDESTE

O cantor maranhense Lairton será uma das atrações do Arraial da Maria Aragão no sábado (23). Famoso por fazer uso dos teclados e pela música "Morango do Nordeste", promete fazer o público dançar ao som de outros sucessos, como Tchau, Tchau Amor; Tentei te Esquecer, Amigo Seu, Sonho Lindo, Anjo Azul, A Nordestina, Alô e Indiferença.

Além do artista, o Arraial da Maria Aragão também contará neste sábado (23) com o tambor de crioula Arte Nossa, Boi Unidos de Santa Fé (baixada), grupo alternativo Novilho Branco, Boi de Nina Rodrigues (orquestra), Boi de Morros (orquestra) e Boi da Maioba (matraca).

0 comentários:

Postar um comentário