terça-feira, 5 de junho de 2018
Evento prossegue até sexta-feira (8) com diversas ações alusivas ao Dia do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira (5)

Com ampla programação de atividades, a Prefeitura de São Luís realizou, nesta segunda-feira (4), a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, no Parque do Bom do Menino. Plantio e distribuição de mudas de ipês marcaram o inicio das ações alusivas à data, coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com apoio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e com o envolvimento ainda da Secretaria Municipal de Educação e Comitê Gestor de Limpeza Urbana. A semana prossegue até sexta-feira (8) e reforça as ações referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5). O evento também marca o início da implementação do Plano de Manejo do Parque do Bom Menino, concluído em abril deste ano.

O documento vai colocar em prática medidas aprovadas para a gestão do espaço, em conformidade com a legislação federal atinente a áreas do gênero. "O Parque do Bom Menino é uma Unidade de Conservação e Gestão Municipal. As medidas previstas no plano de manejo da área têm como foco desde ações de preservação e conservação do espaço até o desenvolvimento de atividades relativas à educação ambiental voltadas à comunidade", frisou a secretária da Semmam, Maluda Fialho.

As iniciativas previstas no plano de gestão da área envolvem tanto questões relativas à arborização da área, a conservação do ambiente como atividades esportivas e de lazer desenvolvidas no espaço, entre outras ações. O plano também estabelece a criação de corredores ambientais que liguem os parques do Bom Menino e do Diamante, por meio do plantio de árvores regionais que atraiam determinadas espécies de pássaros, atividade propícia à prática do birdwatching, que se constitui na observação de aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente.

Ainda como parte das ações programadas para a Semana do Meio Ambiente em São Luís, foi inaugurado o corredor de ipês no Parque do Bom Menino. Mudas de diversas espécies da árvore começaram a ser plantadas, circundando parte do parque.

Frequentador assíduo do local, onde realiza caminhadas diariamente, o bioquímico Rogério Lisboa, 68 anos, disse que ações realizadas no parque vêm para acrescentar na melhoria da área e no bem-estar da população. "O parque já é uma área maravilhosa para a prática de atividades físicas ou mesmo para ficar apenas sentado e apreciando a natureza. Agora, com as novas ações previstas, vai ficar ainda melhor para todos nós", disse ele.


ATIVIDADES

A Semana do Meio Ambiente contempla ainda atividades de estímulo e conscientização da comunidade sobre a importância da preservação ambiental para proteção dos recursos naturais e o bem-estar da população. Entre as ações estão a realização de rodas de conversa, oficinas de materiais recicláveis, atividade de pintura e cineminha ambiental com vídeos sobre a preservação ambiental.

Nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá ainda plantio de mudas no Parque do Bom Menino, das 14h às 17h; oficinas de confecção de brinquedos elaborados com materiais recicláveis. Ainda na programação do dia, atividades com jogos educativos, debate sobre resíduos sólidos em roda de conversa, distribuição de mudas e abraço simbólico em uma árvore do parque.


A importância da preservação ambiental também será reforçada durante as atividades de contação de histórias sobre o tema 'Pé de Livro', realizada na manhã de quarta-feira (6). Na quinta-feira (7), o público participa de trilha ecológica e, ainda, do musical 'Aprendendo e Preservando o Meio Ambiente Através da Música'. No encerramento, sexta-feira (8), a palestra 'A Semmam e o atual cenário ambiental em âmbito municipal' será realizada para alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Durante a semana ambiental, o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), parceiro do evento, também vai realizar oficinas de reciclagem com uso de garrafas pet, caixas de papelão, garrafas de plástico e vidro, além de pneus.

0 comentários:

Postar um comentário