segunda-feira, 11 de junho de 2018

A Superintendência de Turismo Lençóis e Delta, implantada a menos de um mês pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), na cidade de Barreirinhas, já apresenta os seus primeiros resultados positivos. Ações como a Blitz do Turismo - Mutirão de Limpeza e Conservação, palestras educativas e cursos do Mais Qualificação e Turismo são aprovadas pela população.

Em Barreirinhas, a Blitz do Turismo vem realizando serviços de manutenção corretiva, capina, retirada de entulhos, pequenos reparos nas calçadas, pistas de caminhada e conservação de pontos onde possui maior fluxo de turistas no município. As primeiras ações do projeto Blitz do Turismo foram realizadas na Avenida Joaquim Soeiro de Carvalho, Rua Conrado Ataíde, Rua Professor Viana, Rua Inácio Neves, Rua Coronel Godinho até a Praça da Bíblia, Praça do Trabalhador, Beira Rio, Rua Monsenhor Gentil e Rua Major Galas.

As medidas da gestão estadual impactam diretamente nos municípios que compõem o Polo Lençóis Maranhenses – Barreirinhas, Santo Amaro, Primeira Cruz e Humberto de Campos; e o Polo Delta das Américas – Araioses, Água Doce do Maranhão, Tutóia e Paulino Neves.

Dentre os conjuntos de ações realizadas em Barreirinhas estão também os programas Mais Qualificação e Turismo, que tem por objetivo formar profissionais no ramo e voltado a hoteleiros, proprietários e funcionários de bares e restaurantes, guias turísticos, agentes de viagens, dentre outros; Mais Regionalização e Roteirização; Observatório do Turismo; além da realização de obras e eventos no setor.

Neste mês foram realizadas palestras com a temática ‘Combate à Exploração Sexual Infantil no Turismo (TSI)’, em duas escolas da região, instruindo 395 crianças e adolescentes. Os alunos da rede municipal e estadual receberam orientação e sensibilização na prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI).

A superintendente de Turismo Lençóis e Delta, Andrea Sanches, explicou que a ação faz parte do cronograma de incentivo e descentralização de desenvolvimento turístico, e que as próprias crianças e adolescentes são agentes importantes na identificação, prevenção e denúncia de casos suspeitos ou evidentes de exploração sexual. Ela alerta que, há riscos dessas situações ocorrem em ambientes diretamente relacionados à atividade turística, como hotéis, bares e restaurantes.

“Iniciamos nossos trabalhos pela Superintendência de Turismo Lençóis e Delta com as palestras do TSI nas escolas estaduais e municipais por entender que este é um tema muito importante e que deve estar sempre em pauta nas escolas e, acima de tudo, demonstrando o quanto o governo, através da Sectur, tem a preocupação com as crianças e adolescentes deste município”, disse a superintendente.

Qualificação

A Superintendência de Turismo Lençóis e Delta realizou, na quinta-feira (7) e sexta-feira (8), novas ações e contou com o apoio da Escola Estadual Joaquim Soeiro de Carvalho. Os cursos ministrados de Qualidade no Atendimento e Informações Turísticas contemplou 102 pessoas.

“Nos dias 7 e 8 de junho realizamos cursos de capacitação em ‘Qualidade no Atendimento’ e ‘Informações Turísticas’, que fazem parte do projeto Mais Qualificação e Turismo que teve como objetivo formar profissionais do ramo hoteleiro, proprietários e funcionários de bares e restaurantes, guias turísticos, agentes de viagens, dentre outros; Mais Regionalização e Roteirização; Observatório do Turismo; além da realização de obras e eventos no setor, fazem parte das nossas ações”, esclareceu a superintendente Andrea Sanches.

Superintendência de Turismo Lençóis e Delta

O Governo do Maranhão assinou o decreto criando a Superintendência de Turismo Lençóis e Delta no dia 12 de maio. A estrutura tem equipe própria e funciona na Rua Inácio Neves – conhecida como Rua do Comércio – no centro da cidade. O órgão pretende promover a descentralização das ações de desenvolvimento turístico em polos estratégicos para o turismo no estado. Na ocasião, o governador Flávio Dino anunciou a construção do portal de entrada da cidade e lançou programas estaduais de estímulo às atividades turísticas.

0 comentários:

Postar um comentário