segunda-feira, 11 de junho de 2018

Já pensou na possibilidade de escolher a sua viagem para o Maranhão com pesquisas que vão muito além dos sites de turismo? Já pensou em poder sentir os aromas, os sabores e vislumbrar paisagens e passeios de São Luís, Chapadas das Mesas e Lençóis Maranhenses, sem sair do lugar? Essa experiência incrível pôde ser vivida no estande institucional do Maranhão na Mostra Viajar, que teve início na sexta-feira, 8, e terminou na noite deste domingo, 10, no Pavilhão do Parque Ibirapuera, São Paulo.

A exuberância dos Polos Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas e a riqueza histórica e cultural do polo São Luís foram apresentados aos visitantes da feira por meio de tecnologias audiovisuais.

Com o uso dos óculos de realidade virtual, a paulista, Nicole Keri de França, sentiu um pouquinho da magia de São Luís. “Gente, estou encantada, São Luís sempre foi um destino sonhado, mas agora isso despertou ainda mais meu interesse em conhecer a cidade. Essa experiência me fez sentir como se eu estivesse andando pelo Centro Histórico, participando do São João. É lindo demais”, concluiu.

Interatividade

Neste evento, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), apostou em uma estrutura diferenciada e interativa, de modo a atender os mais diversos perfis de visitantes. Como a Mostra Viajar é voltada para o consumidor, toda a estrutura foi pensada e executada para encantar o público de todas as idades.

“O sucesso do estande nos mostra que estamos no caminho certo. Pensamos em um formato de projeto que encante os visitantes, e estamos conseguindo. Os turistas em potencial, através da tecnologia, estão deslumbrados e sonhando em conhecer São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas”, destaca a superintendente de Promoção, Marketing da Sectur, Cristiane Müller.

No espaço Maranhão também teve degustação de produtos típicos, como a geleia de pimenta e bacuri, a famosa tiquira e a distribuição de kits promocionais do estado.  O que atraiu muitos visitantes também, foi a exposição e comercialização do artesanato maranhense. A autônoma Rosana Brito diz ter ficado apaixonada pelos produtos.  “Fiquei encantada com o trabalho artesanal exposto aqui, que delicadeza! Estou levando dois centros de mesa, mas queria levar muito mais. Fiquei apaixonada”, declarou.

Em contrapartida foram realizadas ações de promoção do destino junto a revistas de grande circulação nacional e redes sociais de celebridades presentes no evento. As atrizes globais, Juliana Caldas que viveu a anã Estela, na novela “O outro lado do Paraíso” e Juliane Araújo, que interpretou a Maíra, na trama de Walcyr Carrasco, visitaram o estande do Maranhão, experimentaram a tiquira e fizeram o passeio pelo Maranhão através dos óculos em 3d.

“Eu já conheço São Luís, é encantador e pretendo voltar. Agora a Chapada, assim como os Lençóis, é de outro mundo, gente. Preciso conhecer o mais rápido possível. Tenho certeza que essa experiência é só um aperitivo da realidade de verdade”, disse a atriz, Juliane Araújo.

Papo de Cozinha

O Maranhão ganhou destaque na Mostra Viajar com o quadro “Papo de Cozinha”, evento gastronômico que contou com a participação da atriz Josie Pessoa que visitou o Maranhão recentemente a convite da Mostra Viajar, e dos participantes da feira que puderam aprender a preparar a famosa casquinha de caranguejo.

“Estive no Maranhão no início de maio e vi de perto que nenhuma foto pode descrever as belezas naturais dos lençóis e a cultura desse estado. Não posso deixar de falar na culinária local, que é algo de comer rezando de tão bom. Comi arroz de cuxá, peixada à moda maranhense, camarão e a casquinha de caranguejo, que inclusive é para isso que estou aqui hoje, para aprender, quero fazer na minha casa, para minha família”, disse a atriz.

A gastrônoma, Krminha Macedo, ensinou o passo a passo da delícia, em um bate papo descontraído sobre a culinária e os principais pratos típicos do Maranhão, proporcionando uma experiência única e saborosa aos participantes.

“Eu já sabia da beleza do Maranhão, mas não sabia dessa culinária maravilhosa. Que delicia essa casquinha de caranguejo, nunca comi nada igual”, declarou a capixaba, Mariana Linhares.

Krminha é maranhense, formou- se em gastronomia em São Luís, mas atualmente reside em São Paulo (SP), onde aprimora seus conhecimentos em diversos âmbitos da alta culinária e trabalha também com a diversidade da culinária maranhense.

Mostra Viajar

A Mostra Viajar é primeira e única mostra de turismo criada para gerar experiências e conexão emocional com o consumidor final.

O objetivo da Mostra Viajar é fazer com que o turista escolha o seu destino já sabendo o que poderá encontrar no local desejado. A Mostra estimula todos os sentidos das pessoas, com toques, sons, visuais, cheiros, sabores, cores e as mais diversas sensações e em cada espaço, um verdadeiro espetáculo.

A participação do Maranhão nesta edição se propõe a dar continuidade ao trabalho de aproximação com o público final, permitindo maior divulgação e comercialização do Maranhão junto a seu principal destino emissor, São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário