quinta-feira, 23 de agosto de 2018
Com o programa Reviva, turistas e moradores podem conhecer mais sobre a cidade; ação integra programas da gestão do prefeito Edivaldo que destacam as potencialidades do Centro


Noite de poesia, música e reverência à cultura e literatura maranhenses em mais uma edição do Passeio Serenata, na noite de quarta-feira (22), no Centro Histórico. O bairro mais cultural da cidade se encheu de cor e música brindando um grande público que compareceu à Praça Benedito para saber mais sobre a capital. Uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, o cortejo é uma das atividades do programa Reviva, que ao longo do ano terá atividades no bairro histórico. O prefeito Edivaldo e a primeira-dama Camila Holanda compareceram à edição do Passeio Serenata. O gestor tem acompanhado as edições do programa, reforçando a importância de prestigiar a cultura local. O programa Reviva, realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) reúne ainda o Sarau Histórico e o Roteiro Reggae.

O Passeio Serenata possibilita ao público conhecer mais a cidade e sua história. Um projeto que reúne moradores e turistas movimentando o Centro Histórico e promovendo a cultura local, pontua o prefeito Edivaldo. "É um evento de sucesso, que a cada edição atrai ainda mais pessoas e nos deixa orgulhosos da singularidade que nossa capital possui. Agradecemos a presença de todos e o empenho e dedicação dos artistas que nos proporcionam esse belo espetáculo", destacou o prefeito.


O cortejo é apontado como um ponto positivo para a cidade, tanto por turistas, quanto pelos ludovicenses. Iniciando na Praça Benedito Leite, o Passeio Serenata mistura a cultura e turismo e ao longo do trajeto retorna aos tempos da antiga São Luís. "A união do turismo e cultura tem funcionado perfeitamente como atrativo para desenvolvimento das atividades econômicas, e principalmente, da divulgação da nossa história", destacou a secretária de Turismo Socorro Araújo.

A carioca Andreia Mendes Pereira, veio conhecer o evento com toda a família - o marido alemão, Francisco Alfieri e os dois filho Davi Alfieri, 08 anos e Julia Alfieri, 10. A ocasião serviu para apresentar a cidade e a serenata aos filhos. "Estamos de férias, curtindo a cidade e gostando demais do que já conhecemos. Com o evento tive a oportunidade de mostrar aos meus filhos e meu marido sobre a história da cidade e eles conhecerem a serenata. Uma bela iniciativa. Estão de parabéns!", disse Andreia Pereira que mora com a família na Alemanha.

"Fiquei bastante satisfeita em conhecer e participar do Passeio Serenata. São Luís é uma bela cidade e é uma alegria poder passear à noite por estas ruas, acompanhada de boa música e uma rica e interessante história", disse Simone Belfort, que aproveitou o clima cultural para curtir o evento. O evento reuniu turistas de diversos Estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do norte e de outros países como Alemanha.

CORTEJO

A história de São Luís é contada por personagens da história de São Luís e transmitida ao público durante o trajeto do cortejo Passeio Serenata. São textos teatralizados por atores maranhenses em percurso com duração de pouco mais de duas horas. O encerramento aconteceu na praça do Catraieiros, na Praia Grande, depois de paradas em pontos turísticos mais expressivos do centro. Os detalhes sobre a São Luís antiga são repassados de forma lúdica.


PROGRAMA

O Passeio Serenata faz parte do Reviva, programa da Prefeitura de São Luís, realizado por meio da Setur. Fazem parte dele também o Sarau Histórico, no qual a população aprecia poesias e músicas que contam histórias sobre São Luís, e o Roteiro Reggae, que apresenta ao público mais da cultura maranhense, enraizada pelo ritmo que agita a ilha quando toca.

PROGRAMAÇÃO

Setembro
Dia 6 - Roteiro Reggae
Dia 14 - Sarau Histórico
Dia 26 - Passeio Serenata

Outubro
Dia 19 - Sarau Histórico
Dia 31 - Passeio Serenata

Novembro
Dia 9 - Sarau Histórico
Dia 21 - Passeio Serenata

Dezembro
Dia 7 - Sarau Histórico
Dia 19 - Passeio Serenata

0 comentários:

Postar um comentário