terça-feira, 21 de agosto de 2018
Ministério do Meio Ambiente assina acordo de cooperação técnica com o Instituto Arapyaú para compartilhar informações sobre uso da terra.


Nesta sexta-feira, o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, assinou Acordo de Cooperação Técnica (ATC) com o Instituto Arapyaú de Educação e Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é compartilhar informações sobre o uso da terra, no âmbito do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil (MapBiomas). A iniciativa é uma ferramenta colaborativa da sociedade civil, aberta ao público, que possibilita acompanhar o uso da terra anualmente, de 1985 a 2017.

O acordo entre o MMA e o Arapyaú estabelece, além do compartilhamento de informações sobre o uso da terra, o intercâmbio de conhecimento e experiências, ferramentas e metodologias de interesse estratégico para promover a proteção, conservação, recuperação e o desenvolvimento sustentável dos biomas brasileiros.

"O MapBiomas segue uma tendência nacional e mundial de fortalecer o conhecimento e a disseminação de informações por meio de sistemas e plataformas de monitoramento. O projeto é um instrumento poderoso para que possamos enxergar o resultado de ações de comando e controle, o que permite a uma atuação mais precisa", afirmou o ministro durante o III Seminário Anual do MapBiomas - Três décadas de Transformação do Território Brasileiro.

SEMIÁRIDO

Durante o evento, o MMA apresentou a primeira versão do MapBiomas Árida, sistema de monitoramento da degradação das terras e risco de desertificação na região semiárida do Brasil. O sistema vai ficar disponível para testes a partir de novembro de 2018 e a entrega final está prevista para abril de 2019.

Edson Duarte destacou que a iniciativa é muito importante em um contexto de agravamento dos períodos de seca no Nordeste. Somente na Bahia, por exemplo, 291 municípios estão em áreas suscetíveis à desertificação, de acordo com estudo da Embrapa Semiárido. O estado é o que tem maior área ameaçada. "É um impacto muito grande para o bioma, fauna, flora e sua população expostos ao aumento da temperatura na região", disse.

O MapBiomas Árida é resultado de parceria entre o Ministério, por meio do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável e Combate à Desertificação, e o Projeto MapBiomas. Trata-se de uma plataforma para monitorar os locais de implantação das Unidade de Recuperação de Áreas Degradadas (Urad), estratégia do ministério para conter a desertificação e reduzir a vulnerabilidade climática no semiárido brasileiro.

Voltada a gestores locais e técnicos de organizações não governamentais e governamentais que acompanham e monitoram as áreas vulneráveis e as iniciativas de mitigação, o MapBiomas Árida tem apoio financeiro do GEF Caatinga e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A execução é da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA) e da Associação Plantas do Nordeste (APNE).

Informação: MMA

0 comentários:

Postar um comentário