sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Promovendo uma inter-relação entre a palavra e a imagem, o Sesc recebe a exposição “Gêneros Abissais”, do artista Dinho Araújo, a partir desta sexta-feira (17), na Galeria de Arte do Sesc Centro. As obras estarão expostas até 12 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h e poderão ser visitadas gratuitamente.

O trabalho reúne desenhos e aquarelas combinadas a algumas séries temáticas, como Caduco, Ephemerópteras, Bichos e Criaturas Abissais, resultante das ilustrações produzidas para o livro “Fôlego Curto”, do autor e dramaturgo Igor Nascimento, publicado em 2017.

“Gêneros Abissais” retoma técnicas tradicionais ou acadêmicas, refletindo novas perspectivas em relação à leitura da arte do passado e a compreensão do que vem a ser contemporâneo. Em meio aos diversos campos de experimentação da Arte Pós-Moderna, este é um dos caminhos que vem suscitando o interesse da pesquisa artística. As obras de Dinho Araújo reaproximam-se com a produção acadêmica e ao mesmo tempo põem em destaque relações sensíveis entre texto escrito, visual e as inúmeras possibilidades de cruzamento entre esses dois domínios no espaço expositivo.

O ARTISTA

Dinho Araújo é radicado em São Luís – MA e mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduou-se em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do MARANHÃO (UFMA) e já foi curador da Revista Insight Photo e de diversas exposições em São Luís, como “Fronteiriças”, “Cajueiro – fazer memória vida”, “Impressões Negras”, “Salão Azulejar”, “Abstratos” e “Olhar de Mulher”. Atuou também como professor na UFMA, com experiência nas áreas de Teoria Crítica da Arte, Matrizes da Produção Cultural Brasileira, Programação Visual e outras. Além disso, possui vivência como mediador em diversos eventos culturais do estado.

Atualmente, faz parte do Risco Coletivo e dedica-se à pesquisa de estados performativos e corporeidades dissidentes, explorando a fotografia lambe-lambe e o videodança como campos de fricção e contágio entre os domínios da arte e da experiência urbana.

PROGRAMAÇÃO

Abertura: 17 de agosto/2018 às 10h
Local: Galeria de Arte do Sesc Centro
Avenida Gomes de Castro, n° 132, Centro, São Luís – MA
Período: 17 de agosto a 12 de setembro/2018, das 9h as 12h e 14h as 17h
(exceto sábados, domingos e feriados)
Plano de Visitas Mediadas – (98) 3216 3830

Informação: Sesc Ma

0 comentários:

Postar um comentário