segunda-feira, 13 de agosto de 2018
Gastronomia típica das regiões rendem títulos às cidades brasileiras e vira elemento para atrair turistas


A tarefa do viajante que gosta de gastronomia fica difícil e deliciosa quando o assunto é escolher um destino para visitar no Brasil, pois as cidades estão recheadas de boa culinária. De Norte a Sul, a mesa do brasileiro é farta de sabor, aroma e diversidade de alimentos, o que encanta o paladar dos turistas e faz com que o país carregue vários títulos para a cozinha nacional.

Não é à toa que a culinária brasileira, com ingredientes de tradições indígenas, africanas e europeias, tem sido anualmente um dos itens mais bem avaliados pelos estrangeiros que visitam o país. Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo apontou que o Brasil recebeu avaliação positiva de 95,7% dos turistas estrangeiros e os restaurantes foram aprovados por 96,4%, confirmando a gastronomia como um importante ativo do turismo.

Cidades como Nova Veneza (SC) estão no ranking das que proporcionam mesa farta aos visitantes. Em julho deste ano, o município ganhou o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana por causa de seus deliciosos pratos à base de massas. Dentre as delícias estão o macarrão rústico, carnes e galinhas ensopadas, saladas de batatas com ovos, saladas de radicchio e tantos outros encontrados nos restaurantes e "cafés coloniais”. Para acompanhar as iguarias, um bom vinho também é servido ao cliente.

Já Florianópolis (SC) foi a primeira cidade brasileira eleita pela Unesco pela criatividade na gastronomia. O título foi recebido em 2014, oriundo de uma mistura de sabores, ingredientes e temperos. Com uma culinária voltada à base massas, peixes e frutos do mar, Floripa, como é carinhosamente conhecida pelos brasileiros, é um importante vetor para o turismo gastronômico.

Paraty (RJ) também colheu os frutos da boa culinária e recebeu da Unesco o título de Cidade Criativa para a Gastronomia, em 2017.  Além do charme histórico, o município proporciona aos visitantes degustação única de pratos feitos à base de elementos da cozinha caiçara, com fartura de peixes, frutos do mar e a clássica banana da terra. Entre os pratos mais famosos estão o camarão casadinho e um bolo feito com melado de cana.

No quesito “melhor gastronomia do Brasil”, Belém (PA) aparece entre as estrelas nacionais, pois têm ingredientes da cultura indígena, temperada com influências portuguesa e africana. A cidade foi eleita destino brasileiro mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros que visitaram o país em 2016, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. De acordo com o estudo, a capital paraense chegou ao topo, com 99,2% de aprovação.  O visitante que vai à cidade experimenta açaí, camarão, caranguejo, peixes, ervas - como o jambu -, pimentas e a famosa farinha de mandioca.

A mais populosa cidade do país também é uma gigante no sabor. São Paulo (SP) recebeu 97,3% de avaliações positivas de turistas estrangeiros, de acordo com a pesquisa encomendada pelo MTur. Ela é a segunda maior da América Latina no número de estabelecimentos gastronômicos, trazendo muita opção de restaurante para o turista apreciar pratos do mundo todo e escolher um – ou vários – para ser seu favorito.

Finalizando a lista de cidades “boas de garfo” está a capital do país, Brasília (DF), representante do poder político e também do paladar brasileiro. A cidade vem despontando no cenário gastronômico nacional e investindo na diversidade culinária e em empreendimentos de nível internacional, tendo recebido 96,8% de aprovação do turista estrangeiro.

Informação: Mtur

0 comentários:

Postar um comentário