quinta-feira, 23 de agosto de 2018

São Luís recebe a 20ª edição do Sonora Brasil, maior projeto nacional de circulação musical, a partir desta sexta, dia 24 de agosto. Na programação quatro grupos de diferentes regiões do país que integram o tema “Bandas de Música: formações e repertórios”. O Quinteto de Metais da UFBA abre a agenda musical do Sesc com uma bela apresentação aberta ao público no Auditório da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa, a partir das 19 horas.

Os conjuntos de câmara têm origem no século XVI, época em que se tornou uma prática a apresentação de pequenos grupos musicais nos castelos medievais europeus em situações sociais envolvendo a nobreza. Ao longo da história o quarteto de cordas, em sua formação clássica com dois violinos, viola e violoncelo, foi a formação que mais se consagrou neste âmbito, motivando compositores de todos os períodos históricos, estimulando a produção de vasto repertório.

O quinteto de metais tradicional é um conjunto de câmara formado por dois trompetes, uma trompa, um trombone e uma tuba, instrumentos que integram o naipe de metais das orquestras sinfônicas. Trata-se de um dos conjuntos de câmara mais tradicionais no campo da música de concerto. A sua inclusão nesta edição do projeto Sonora Brasil tem por objetivo apresentar repertórios compostos para essa formação que apresentem influências da sonoridade interiorana das bandas tradicionais.

O Sonora Brasil tem como objetivo trazer ao público expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo cenário da cultura musical. Estruturado em formato de mostras musicais, circulará em São Luís de 24 a 27 de agosto com apresentações gratuitas na Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa e Anfiteatro Beto Bittencourt ao lado do Odylo Costa,filho.

PROGRAMAÇÃO

São Luís – MA

Quinteto de Metais da UFBA (BA)
Data: 24 de agosto/2018 (Sexta-Feira)
Local: Auditório da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa
Rua da Estrela s/n
Horário: 19h

Sociedade Musical União Josefense (SC)
Data: 25 de agosto/2018 (Sábado)
Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – PRAIA GRANDE
Horário: 17h

Corporação Musical Cemadipe (GO)
Data: 26 de agosto/2018 (Domingo)
Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – PRAIA GRANDE
Horário: 17h

Banda Manauense (AM)
Data: 27 de agosto/2018 (Segunda-Feira)
Local: Anfiteatro Beto Bittencourt – PRAIA GRANDE
Horário: 17h

Informação: Sesc MA

0 comentários:

Postar um comentário