Assembleia Legislativa

São João do Maranhão 2019

terça-feira, 14 de agosto de 2018
Trabalho realizado em parceria com associações comunitárias, instituições e poder público beneficiou mais de 6 mil famílias

Os investimentos sociais realizados pela Vale e Fundação Vale neste primeiro semestre beneficiaram 6.859 famílias em todo o estado. Ao todo, foram R$ 15,5 milhões em projetos implementados em parceria com associações comunitárias, instituições e poder público ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC). O anúncio foi feito nesta terça-feira pela empresa, que também comunicou a conclusão das obras de expansão da EFC.  

A construção de cada iniciativa tem como base o diálogo e a participação ativa dos membros da comunidade. O apoio técnico é feito por parceiros que compartilham dos mesmos princípios de desenvolvimento comunitário e estão presentes nas localidades onde os projetos estão implementados.

Um dos destaques do semestre foi a entrega de 100 casas para famílias que vivem na comunidade de Cariongo III, em Miranda do Norte (MA). A parceria foi realizada com a Prefeitura Municipal de Miranda do Norte e Associação dos Moradores de Cariongo III. O investimento, realizado pela Fundação Vale, incluiu além das casas, sistema de fornecimento de energia e água e rede com iluminação pública.

Até o final de 2018 serão investidos mais R$ 2,7 milhões em projetos sociais ao longo da ferrovia, beneficiando mais de 3,2 mil famílias.  

Conheça alguns dos projetos:

Inhaúma Sustentável

Sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente são as premissas deste projeto realizado em  São Luís, na região Itaqui-Bacanga. A estruturação de um núcleo produtivo de trabalho permite a transformação de garrafas pet em vassouras de qualidade, gerando renda e retirando de circulação toneladas de plástico nocivos ao meio ambiente.

Investimentos realizados: infraestrutura, maquinário, capacitação e apoio na comercialização. Parceria: Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão.

17 famílias beneficiadas

COOPVILA

Projeto desenvolvido com moradores da Vila Maranhão. Antes, os catadores se organizavam para coletar e vender resíduos de madeira e metal. Com apoio da Vale, receberam formação e assessoramento em diversas áreas como: gestão, vendas, segregação de resíduos, produção de móveis e de carvão ecológico.

A Vale apoiou com investimentos na renovação do maquinário, capacitação em saúde, segurança do trabalho e marketing de vendas. Todo o resíduo utilizado como matéria prima é doado pela Vale.

15 cooperativados

Programa de Desenvolvimento do Território

Implantação de projetos voltados à geração de renda na Vila Ildemar, bairro vizinho às operações da Vale em Açailândia (MA). Parte da produção das hortas é vendida à prefeitura para uso na merenda escolar e ainda nas feiras da cidade, gerando renda para as famílias envolvidas.

Entre os investimentos feitos pela Vale estão: doação das estufas, capacitação técnica e  aquinário para irrigação. Parceria com o Sebrae Maranhão.

150 pessoas diretamente beneficiadas

Geração de Trabalho e Renda e Rede Mulheres do Maranhão

O AGIR EFC criou alternativas de geração de renda para ambulantes informais ao longo de 7 municípios da EFC, incubando e acelerando negócios sociais coletivos, promovendo alternativas sustentáveis de trabalho e inclusão sócio produtiva das pessoas envolvidas, contribuindo para o desenvolvimento local com a geração de postos de trabalho e incrementando a renda nas comunidades.

Como desdobramento do AGIR EFC, com forte ênfase no empoderamento econômico de mulheres, a Rede Mulheres do Maranhão é um coletivo de mulheres empreendedoras que atuam em negócios sociais localizados em comunidades no entorno da EFC, participando de forma ativa e contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva dos produtos da sociobiodiversidade.

Outros projetos realizados entre janeiro e junho no Maranhão:

Coquemel - produção de mel na comunidade de Coqueiro - São Luís

Hortas que Valem - São Luís

Gostosuras do Campo - Bacabeira

Construçao de Casas de Farinha - Arari

Apoio no Cultivo de Hortaliças - Buriticupu

Consultoria e Apoio à Produção Rural - Alto Alegre do Pindaré, Tufilândia e São Pedro da Água Branca.

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel