Assembleia Legislativa

São João do Maranhão 2019

terça-feira, 14 de agosto de 2018

GRANDE ILHA – A UFMA recebeu, na manhã desta terça-feira, 14, do Ministério da Educação e da Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar da Marinha do Brasil, o Navio Ciências do Mar II, que servirá como laboratório para os cursos ligados à área de Ciências do Mar, como Oceanografia, Engenharia de Pesca, Geografia, Biologia, entre outros. A cerimônia de entrega ocorreu na Base da Capitania dos Portos, na Ponta da Espera. Durante a solenidade, o ministro da Educação, Rosseli Soares, e as reitoras da Federal do Maranhão, Nair Portela, e do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Sobral, assinaram o termo de doação do navio, na presença de reitores das diversas Instituições do Piauí e da região Norte, professores, técnicos, alunos e colaboradores da Universidade.

A embarcação tem capacidade para 26 pessoas, entre alunos e professores, além de oito tripulantes. Sob gestão da UFMA e coordenado pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade, o navio facilitará as aulas práticas e a formação dos estudantes de ciências marítimas, permitindo o anseio e a operação de equipamentos de uso rotineiro em atividades científicas, como coleta, processamento e armazenamento de amostras biológicas e de dados. O Ciências do Mar II beneficiará alunos e professores das instituições da região Norte do Brasil, além do Maranhão e do Piauí.

Esta é a segunda embarcação do Projeto “Laboratório Flutuante” de iniciativa da FURG, a ser entregue. O primeiro foi inaugurado no ano passado e está sob gestão da FURG, enquanto que os navios III e IV ficarão sob custódia das Universidades Federais Fluminense e de Pernambuco, respectivamente.


Imagem: Marcus Elicius

Informação: bncnoticias.com

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel