terça-feira, 21 de agosto de 2018
O Sebrae é um dos realizadores do evento, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento sustentável do turismo religioso.


Teve início na última quinta-feira (16) e segue até o próximo dia 30 de agosto, em Vargem Grande, o Circuito Empreendedor Rota dos Balaios. A ação é uma iniciativa do Sebrae Maranhão, por meio de sua regional em Santa Inês e faz parte da programação do Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus.

Além do Sebrae também são realizadores do evento, a Prefeitura Municipal de Vargem Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Sala do Empreendedor, a Paróquia São Sebastião de Vargem Grande, Projeto Balaiada e Instituto Simplício Mendes.

A programação teve início com as oficinas de Artesanato em Cerâmica e Artesanato em Barro, que seguem até a próxima segunda-feira (20). As capacitações, ministradas por consultores credenciados ao Sebrae - MA, são voltadas aos artesãos da comunidade Paulica e estudantes da escola do povoado, que é atendida pelo Programa Jovem Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

O circuito tem como objetivo estimular o desenvolvimento sustentável do turismo religioso em Vargem Grande, como atividade econômica indutora de geração de emprego e renda. A ação está sendo desenvolvida na forma de um circuito de treinamentos, consultorias e oficinas para os empreendedores nas áreas de artesanato, gastronomia, gestão de negócios, atendimento ao cliente e receptivo turístico.

“A intenção do Sebrae é estimular o empreendedorismo na rota onde aconteceram episódios da Guerra da Balaiada. Queremos sensibilizar, estimular e qualificar os empreendedores e potenciais empresários a aproveitar as oportunidades que a região apresenta vinculadas ao contexto dessa guerra, propiciando também uma geração de renda”, explicou o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim.

Os empreendedores atendidos terão a oportunidade de conquistar novos clientes e dinamizar a economia do município antes, durante e após o festejo São Raimundo Nonato do Mulundus.

Sebrae identifica potencial turístico em região da Balaiada

Vargem Grande faz parte da história da Balaiada e integra a Rota dos Balaios – roteiro turístico em desenvolvimento, que tem sido trabalhado pelo Sebrae Maranhão. Nesse sentido, a instituição realizou o estudo de Mapeamento dos Potenciais Turísticos e Estudo de Viabilidade Turística para Roteirização na Região da Balaiada, onde foram mapeado os municípios que fazem parte da história da Balaiada, de forma a melhorar o ambiente urbano para geração de renda aos munícipes por meio da atividade turística. O Festejo de São Raimundo Nonato do Mulundus, foi um dos potenciais identificados pelo estudo, dentro do turismo religioso.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae, João Martins, o estudo faz parte de uma série de levantamentos que a instituição tem feito no estado para levantar potenciais turísticos a serem estruturados. “Fizemos na região do Baixo Parnaíba um levantamento igual ao que fizemos no Litoral Ocidental, onde temos um projeto de desenvolvimento em andamento sobre turismo religioso, para identificar tendências de negócios turísticos e o que precisa ser feito para estruturar esta cadeia de valor na região. O resultado nos mostrou que existe um potencial a ser explorado e queremos trabalhar junto com o poder público para ajudar a criar um ambiente favorável para que estes negócios floresçam e se desenvolvam”, afirma Martins.

Data/horário
Atividade
16 a 17/08/2018
Das 8h às 12h e das 14h às 18h 
Oficina de artesanato em cerâmica – Instrutora Diane Mota
Objetivo: instruir artesãos da comunidade Paulica, Vargem Grande, para produção de peças a base de materiais cerâmicos, telhas, tijolos, pedras de seixo e outros existentes na região para composição de quadros, formas, pinturas, desenhos, colagem e modelagem.
16 a 17/08/2018
Das 8h às 12h e das 14h às 18h         
Oficina de artesanato com barro – Instrutor Eduardo Sereno
Objetivo: instruir artesãos da comunidade Paulica, Vargem Grande, para produção de estatuetas, medalhas, e bijuterias com técnicas tradicionais de produção de cerâmica.
18 a 22/08/2018
Das 8h às 12h e das 14h às 18h         
Oficina de gastronomia regional – Instrutora Verônica Lima
Objetivo: instruir os proprietários e colaboradores de restaurantes de Vargem Grande sobre técnicas de elaboração de pratos à base de ingredientes regionais.
21 e 22/08/2018
Das 8h às 12h e das 14h às 18h    
Exposição do Projeto Balaiada – Professor Jânio Rocha
Objetivo: apresentar a história da guerra da Balaiada e a afinidade com o festejo São Raimundo Nonato dos Mulundus
21/08/2018
17h
Lançamento do Circuito Empreendedor Rota dos Balaios
Objetivo: apresentar a proposta do circuito aos parceiros institucionais, empresários e sociedade civil de Vargem Grande
22/08/2018
Das 8h às 12h e das 14h às 18h         
Exposição do Circuito Empreendedor Rota dos Balaios
Objetivo: expor os resultados dos treinamentos, oficinas e consultorias no espaço intitulado “Espaço Mulundus” que será ocupado pelos empresários e empreendedores qualificados, com vistas a apresentar os produtos regionais e a gastronomia de Vargem Grande.
29 e 30/08/2018
Das 8h às 12h e das 14h às 18h         
Passeio Turístico – SECTUR Vargem Grande
Objetivo: mobilizar os turistas a conhecer os potenciais turísticos de Vargem Grande.






SERVIÇO

O quê: Circuito Empreendedor Rota dos Balaios

Quando:  13 a 31 de agosto

Horário: 08h às 18h

Onde: Vargem Grande

Cerimônia de Lançamento: 21 de agosto, às 17h

Porta-voz do Sebrae:                                    

João Martins – diretor superintende do Sebrae Maranhão

David Felipe Amorim – gerente regional do Sebrae em Chapadinha

Contato: Lorena Miranda – Assessora de Comunicação

     (99) 99155-9615/98193-5950

Informação: Agência Sebrae

0 comentários:

Postar um comentário