quinta-feira, 30 de agosto de 2018
A ação segue até a próxima sexta-feira (31), levando orientações empreendedoras, consultorias, capacitações e visitas técnicas à empreendedores do bairro e região.


Durante toda esta semana, empreendedores de um dos maiores corredores de negócios de São Luís – Vila Luizão e região – contam com atendimento local do Sebrae Maranhão, por meio da ação Sebrae nos Bairros. Esta é a 4ª edição do evento, que leva orientações, consultorias, capacitações e visitas técnicas à empreendedores da Vila Luizão.

O espaço de atendimento empresarial do Sebrae está montado na Escola Luís Gonzaga Ferreira e acontece das 9h às 17h, contando com a equipe técnica da regional do Sebrae em São Luís. A ação segue até a próxima sexta-feira (31).

Até agora foram realizados 119 atendimentos e ministrado palestras e oficinas para 120 participantes, entre micro empresários e potenciais microempresários da região.

“Temos a melhor expectativa com relação ao Sebrae nos Bairros aqui na Vila Luizão, não só pela ação pontual em si, mas pelos parceiros como a Associação Comercial Industrial e de Serviços dos Bairros Divinéia, Sol e Mar, Vila Luizão e Região Metropolitana de São Luís e a União de Moradores da Vila Luizão, duas entidades locais preocupadas com a evolução dos pequenos negócios. Como instituição que trabalha a governança corporativa em benefício do empreendedorismo, o Sebrae tem plena convicção de que mesmo ao término do Sebrae nos Bairros, as consequências do despertamento de uma mentalidade empreendedora serão duradouras”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Para o presidente da ACIMAVIL, Antônio Sousa Pereira, a iniciativa do Sebrae em levar atendimento aos empresários por meio do Sebrae nos Bairros é uma ação que deve ser repetida. “Com o Sebrae nos Bairros, o Sebrae consegue provocar o empresariado local, que muitas vezes em sua zona de conforto, não busca orientação e faz tudo de sua forma, não obtendo os resultados esperados. É uma excelente inciativa que deve repetir sempre e no que depender da ACIMAVIL, estamos dispostos a apoiar”, afirma Pereira.

O Sebrae nos Bairros tem obtido sucesso pelos corredores de negócios onde passou. Entre palestras, oficinas e orientações, em suas últimas três edições nos bairros da Cohama, João Paulo e Parque Vitoria, 1.053 pequenos e potenciais microempreendedores já foram orientados sobre o uso de ferramentas de melhoria de seus negócios e ascensão no mercado.

Oficinas e Palestras

Além do atendimento empresarial, os participantes também obtêm informações sobre crédito para investimento. Além disso, durante o Sebrae nos Bairros, os empreendedores locais têm acesso a um conteúdo de palestras e oficinas, que ampliam seus conhecimentos para atuação no mercado.

Uma das oficinas mais procuradas pelos participantes é a Oficina de Pães Artesanais, oferecida em parceria com a empresa Moinho Rosa Branca, que ensina o preparo de massa para pães, que servem tanto para comercialização, como para o consumo caseiro.

Edinalva Aquino de Oliveira é administradora de empresas e depois de seu primeiro atendimento no Sebrae, ficou sabendo da ação Sebrae nos Bairros e não tem perdido nenhuma das palestras e oficinas que estão sendo oferecidas. “É muito importante buscar conhecimento e essa aproximação que o Sebrae nos Bairros proporciona facilita a vida da gente. Não precisamos nos preocupar com o tempo dos afazeres que nos impede de ir até o escritório, porque o Sebrae está pertinho da gente, não estou perdendo nenhuma palestra e nem oficina”, relata Edinal Oliveira, participante da ação.

Parceria

O projeto Sebrae nos Bairros é uma proposição do Conselho Deliberativo da instituição no estado e em sua quarta edição conta com a parceria da União de Moradores da Vila Luizão, a Associação Comercial Industrial e de Serviços dos Bairros Divinéia, Sol e Mar, Vila Luizão e Região Metropolitana de São Luís (ACIMAVIL), o Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE) e Moinho Rosa Branca.  Todas estas instituições envolvidas tem como proposta ficar mais próximo do empreendedor da região.

“É fundamental hoje irmos até mais perto do empresário, que está no bairro, lutando para se manter e gerar emprego e renda. Estes pequenos negócios são essenciais para melhorar a qualidade de vida da população e movimentar a economia, gerando desenvolvimento local”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez das Neves.

A atuação do Sebrae junto à empreendedores da região da Vila Luizão, se deu muito antes, com a execução do projeto-piloto Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) da Divineia, Sol e Mar e Vila Luizão, onde o Sebrae viu o nascedouro da ACIMAVIL, conscientizando os empresários locais, quanto a importância do associativismo e cooperativismo.

“O associativismo e cooperativismo foram conceitos trabalhados nesse projeto que apresentamos como case de sucesso no Sebrae Nacional. Foi com toda essa bagagem de conhecimento que os empresários decidiram, na época, arregaçar as mangas e encarar o desafio de criar uma associação com o firme propósito de fortalecer os negócios nos três bairros e adjacências, já que muitas pessoas de localidades vizinhas também se abastecem naquele perímetro. O Sebrae deu todo o suporte técnico para que a entidade fosse criada e desse os seus primeiros passos”, relembra o diretor superintendente da instituição, João Martins.

0 comentários:

Postar um comentário