sábado, 29 de setembro de 2018

O Maranhão participa com destaque da Abav Expo 2018 Conecta, realizada entre 26 e 28 de setembro, em São Paulo. A feira reúne compradores e protagonistas das principais agências de viagens do país, destacando-se importantes operadoras emissivas e receptivas, além de profissionais do setor. O evento extrapola os limites do pavilhão do Anhembi, graças à contribuição da mídia nacional e internacional credenciada.


O Maranhão foi o primeiro estado a utilizar a tecnologia 3D com os óculos de realidade virtual. “Trabalhamos com a sinestesia das pessoas para assim gerar experiência para quem vem ao nosso estande. Desta forma demonstramos que o estado possui características amazônicas, do centro oeste e do Nordeste. Queremos mostrar essa diferença”, explicou o secretário de estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino.


Por meio da realidade virtual, os visitantes do estande Maranhão, puderam fazer um passeio pela Chapada das Mesas, caminhar pelos Lençóis Maranhenses e pelas ruas centenárias de São Luís. São produtos diferenciados. Além do aspecto histórico-cultural, a capital maranhense possui sol e praia como opções de turismo.


“Nossa marca está tendo uma aceitação tão boa que fomos premiados pela Associação Nacional dos Colunistas do Norte / Nordeste na categoria Brand, um dos mais significativos no marketing nacional. O trade nacional se apropriou desta nova logomarca e ganhamos uma nova roupagem”, destaca o secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga.


Quando visitou o estado, recentemente, a convite do presidente da Abav-MA, Jansen Santos, o presidente da Abav, Geraldo Rocha, manteve reunião de trabalho com o governador Flávio Dino e destacou a inclusão do Maranhão entre os expositores da feira.


 “O Maranhão veio colorir a nossa feira com seu cenário deslumbrante e uma cultura exuberante, que demonstra a beleza e alegria do seu povo. Estou muito feliz com a presença do estado”, disse Geraldo Rocha. Há apenas quatro meses na direção da Abav nacional, Rocha teve a responsabilidade de montar a feira em tempo recorde. O êxito pode ser mensurado pela venda de todos os espaços.


“Sempre comento que em crise, no mundo inteiro o setor da economia que se recupera mais rápido sempre, é o turismo. Veja a crise americana em 2008 que quebrou o mundo inteiro; o primeiro estado a se recuperar na economia foi a Flórida, com o turismo. O mesmo aconteceu com os países da Europa que estavam quebrados. Portugal, Espanha e Grécia investiram no turismo. Os dois primeiros vivem hoje quase exclusivamente do turismo”, citou Geraldo Rocha.


Desde 2017, o estado está reposicionado no mercado do turismo por meio da campanha ‘Maranhão Terra de Encantos’, parceria do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.  A política do turismo segue orientação do Ministério do Turismo em trabalhar com os polos indutores.  Desta forma estão sendo trabalhados os polos São Luís, Chapada das Mesas e Lençóis. Os outros sete polos são apresentados como oferta complementar.


Em parceria com o Governo do Estado, a prefeitura de São Luís participou deste evento de promoção turística por meio da comercialização realizada pelo trade. O espaço franqueado ao trade e à imprensa especializada.

Para a secretária de Turismo de São Luís, Socorro Araújo, a participação do Maranhão na feira, é um investimento no sentido da divulgação do destino, tendo São Luís como portão de entrada para os demais polos. “Em feira como esta é onde se encontra oportunidade de mostrar para os operadores de viagens de todo o Brasil, e da América Latina, o que temos para oferecer em termos de turismo”, disse a secretária Socorro Araújo.


Segundo a secretária, a edição deste ano do maior encontro de agências de viagens da América Latina conseguiu atrair um grande público superando os realizados anteriormente.  “Observamos que o turismo está em fase crescente e mais interessado nos nossos destinos. Isso reflete perspectiva de futuro”, comentou a titular da Setur. Na avaliação da secretária, a feira da Abav oportuniza os polos turísticos do estado uma divulgação extraordinária.

Em termos de projeção dos destinos do Maranhão, com destaque para São Luís, no mercado internacional tem boas perspectivas.  Com o fortalecimento das moedas dólar e euro, se projetam com maior vigor as opções de viagens internacionais dentro do continente sul-americano.

No entendimento do presidente da Abav-MA, Jansen Santos, a feira deste ano trouxe uma configuração favorável. “No ano passado tivemos uma feira divida por países. Este ano ficamos todos misturados. O Maranhão, por exemplo, ficou em frente aos estandes da República Dominicana e do México. Isso é inédito em termos de relacionamento e comercialização dos produtos”, observou.

Entre agentes de viagens associados e não associados à Abav-MA, hoteleiros e imprensa, a comitiva do Maranhão contou mais de 40 pessoas. “Tivemos o apoio irrestrito do Sebrae, que compreender ser este o caminho que temos para criar oportunidade de negócios para o setor, da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado”, citou Jansen Santos.

Para Amadeu Jr., da Babaçu Turismo, a feira da Abav tem destaque no calendário de eventos. “Este ano viemos com uma grande expectativa de iniciarmos o ano de 2019 com melhores negócios. O Maranhão vive um novo momento, e com certeza esse é um fator importante para estabelecermos relações mais proveitosas com o mercado de maneira geral”, avaliou.

Texto: Henrique Bóis


0 comentários:

Postar um comentário