sábado, 22 de setembro de 2018
Obra transforma área central sob a ponte Bandeira Tribuzi, antes degradada, em espaço com mais beleza e segurança para moradores e pessoas que circulam pelo local


Melhor infraestrutura e mais segurança para a população da Camboa, Vila Gorete e adjacências, com a entrega da obra de urbanização do Canteiro Central da Avenida Camboa, na tarde desta sexta-feira (21). A melhoria integra uma série de ações e iniciativas desenvolvidas na área com fins a requalificar os espaços públicos, melhorar o tráfego de veículos e pessoas, assim como disponibilizar maior número de equipamentos urbanos de lazer e prática de esportes às comunidades. A obra foi executada pela Agência Executiva Metropolitana (Agem), em parceria com a Prefeitura de São Luís.

A obra influi no aspecto social e confere mais beleza à área urbanizada, aponta o presidente da Agem, Lívio Jonas Mendonça Corrêa. "O projeto elaborado aqui transformou essa região, somado às demais obras realizadas e com isso, a população que mora nas proximidades, bem como quem utiliza a via diariamente para transporte, será beneficiada com um espaço totalmente revitalizado", avaliou. O gestor enfatizou que a melhoria vai gerar "maior segurança e comodidade para moradores e contribuir para uma cidade cada dia mais bonita".

"Essa urbanização é resultado de mais um esforço conjunto das gestões municipal e estadual para requalificação de equipamentos públicos da nossa cidade. Aqui é uma área que recebeu diversas melhorias em infraestrutura, esporte e lazer que garantem cidadania aos moradores e uma qualidade de vida melhor. Que essa parceria se mantenha, pois quem ganha é a população e a cidade", enfatizou o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, que esteve no evento representando o prefeito Edivaldo.

SERVIÇOS


Os serviços contemplaram requalificação urbanística de uma área de 3,3 mil metros quadrados, localizada nas proximidades da ponte Bandeira Tribuzi, uma das mais movimentadas do Centro de São Luís. O espaço passou por um processo de urbanização que incluiu construção de rampa, acessibilidade facilitada para pedestres, sinalização, iluminação pública, além de um trabalho de paisagismo que irá realocar a vegetação já existente para os canteiros que estão sendo delimitados.

Morando nas proximidades há mais de três décadas, a dona de casa Regina Lúcia de Mesquita, 56 anos, destacou que a melhoria vai facilitar a vida da população e trazer mais segurança. "Aqui era muito arriscado atravessar. Para uma criança e um idoso passar de um lado para outro era difícil. Agora, a gente tem um espaço definido e o motorista tem que respeitar. Essa área aqui também vai servir para a gente passear. Eu vou trazer meus netos para brincar e andar de bicicleta. Foi uma das melhores coisas que fizeram aqui. Gostei demais", enfatizou.


Para Michel Rabelo, que integra a Associação Cultural Comunitária Cacuriá da Vila Gorete e mora na Camboa, vê na obra uma demonstração de respeito do poder público com os moradores. "Nossa comunidade é simples, temos centenas de crianças que todos os dias precisam atravessar aqui e era um risco para elas. Apesar de parecer apenas um canteiro, para nós é muito importante porque traz dignidade, cidadania e segurança para nossas crianças e idosos e quem andar por aqui", disse.

O sistema de iluminação recebeu novos elementos com a instalação de poste e cabos de ligação das luminárias. Foram instaladas novas luminárias do tipo leds, equipamento mais econômico e com luzes mais intensas. O projeto de iluminação contemplou ainda a colocação de braços ornamentais duplos - hastes que servem de suporte para as luminárias.

A obra contou ainda com recuperação do meio-fio de concreto pré-moldado, paginação de piso com utilização de blocos de concreto intertravado, alvenaria em tijolo cerâmico e pintura em acrílico e ações de paisagismo. Ao final da solenidade, foi descerrada a placa alusiva à obra e gestores em ato simbólico plantaram mudas de ipês do tipo amarelos, roxos e brancos. Participaram o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Nonato Chocolate, o vereador Raimundo Penha, lideranças da comunidade e moradores.

INFRAESTRUTURA

A região da Camboa recebeu uma série de melhorias que incluem a recuperação da praça do bairro, intervenções em vias, recuperação da sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), construção de quadra esportiva, implantação de uma academia ao ar livre. Ainda, melhoria do canteiro nas proximidades da Creche Maria de Jesus Carvalho, ações de mobilidade urbana e iluminação.

0 comentários:

Postar um comentário