quarta-feira, 12 de setembro de 2018
A ação marca o Dia Mundial da Limpeza e tem como objetivo conscientizar a população acerca dos prejuízos decorrentes do descarte irregular na areia; iniciativa faz parte da política de de resíduos sólidos vem sendo colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo


O terceiro sábado de setembro é conhecido como Dia Mundial da Limpeza e em diversas cidades do mundo a data é marcada por uma grande ação de limpeza nas praias. Neste ano, a ação será realizada no sábado (15) e a Prefeitura de São Luís fará uma campanha em prol da preservação das praias da cidade para conscientizar a população acerca dos prejuízos ao meio ambiente marinho decorrentes do descarte irregular na areia. A ação, que integra a política de resíduos sólidos colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo, acontecerá na faixa de areia ao longo da Avenida Litorânea, das 8h às 10h.

O trabalho será coordenado pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Segundo a presidente do órgão, Carolina Moraes Estrela, o objetivo é realizar uma ação cívica, de integração social, mobilizando a população de São Luís a cuidar das praias da cidade. "O objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. Prefeitura, empresas e população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e para as futuras gerações", destaca.

A ação, que segue orientação do prefeito Edivaldo, terá início às 8h, no trecho do prolongamento da Avenida Litorânea, e envolverá estudantes da rede pública municipal de São Luís e voluntários da sociedade civil. Durante a manhã do dia 15, será feita uma ação de catação dos resíduos que estiverem na faixa de areia do prolongamento ao Parquinho. No trecho restante, a Prefeitura de São Luís estará com suas equipes de limpeza fazendo a remoção do lixo descartado irregularmente.

O Cidadão Limpeza Cidade Beleza irá conversar com quem estiver na praia neste dia, dando dicas sobre os cuidados com o meio ambiente que precisam ser tomados ao frequentar a praia e como fazer o descarte correto do lixo para evitar que ele polua o litoral. Um lixômetro será instalado no parquinho para chamar a atenção das pessoas sobre a quantidade de lixo descartado irregularmente. Ao final, tudo que for recolhido pelos estudantes e voluntários será separado por tipo e pesado.


Com esta ação do Dia Mundial da Limpeza, a Prefeitura de São Luís, espera promover a conscientização da população para o problema do descarte irregular do lixo urbano. O intuito do movimento é a promoção da mobilização social, aproximando toda a cidade no debate do descarte irregular dos resíduos, propondo através de sugestões e ações firmadas, melhorias nas políticas públicas voltadas aos resíduos sólidos e nas soluções de limpeza para a cidade.

Carolina Moraes Estrela destaca que é importante que cada cidadão seja responsável pelo lixo que gera. "Sempre que nos programamos para ir à praia fazemos o levantamento dos itens que vamos precisar como bonés, óculos de sol, filtro solar. Outra preocupação importante é o que faremos que o lixo que vamos gerar. O importante é que sejamos responsáveis pelo próprio descarte adequado desse lixo, para que não contaminemos a areia e muito menos a água do mar", destaca Carolina Moraes Estrela.

A Avenida Litorânea foi escolhida como ponto central da atividade por ser uma área com grande fluxo de pessoas nos finais de semana. O espaço é também um dos trechos mais urbanizados da orla de São Luís, com hotéis, bares e é usado não apenas para atividades de lazer, mas também para a prática diária de atividades físicas. O cenário favorece a geração de resíduos na área é elevada e os impactos do descarte irregular podem causar prejuízos ao meio ambiente e à saúde de quem frequenta o espaço constantemente.

Atualmente, o plástico é o grande vilão do meio ambiente costeiro. Toneladas de garrafas e embalagens são empurradas pelas correntes marítimas e formam um amontoado em outras áreas de maré, causando prejuízos à população local, ao meio ambiente, à atividade pesqueira, à navegação, à atividade turística, entre tantos outros problemas.

Por dia, a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, recolhe cerca de 20 toneladas de resíduos como casca de coco e garrafas PET da faixa de areia. Todos os dias, 18 agentes de limpeza, em média, trabalham na limpeza da orla da capital, fazendo a varrição, catação e remoção dos resíduos descartados na faixa de areia ou na área urbanizada da orla. Além dos agentes, são utilizadas ainda duas caçambas e uma retroescavadeira para recolher o lixo descartado irregularmente nas praias de São Luís. Na faixa de areia ao longo da Avenida Litorânea, uma das principais áreas turísticas da cidade, é mantido um plantão de varrição todos os domingos com seis agentes de limpeza.


DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

O Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve início na Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação "Let's Do It!" ou "Vamos fazer isso!", que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.

Algumas cidades brasileiras já realizam essa ação em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza. Para 2018, o movimento está mobilizando o maior número de cidades possíveis no Brasil. Já são 160 cidades confirmadas e a meta é que 5% da população mundial participe, portanto, no Brasil, pretende-se reunir aproximadamente 10 milhões de voluntários entre os quais a população de São Luís.

ATENÇÃO VOLUNTÁRIO

Você que vai participar da ação do Dia Mundial da Limpeza vista-se de branco e não esqueça de levar sua garrafa, afinal, a ideia aqui é conscientizar para reduzir a geração de lixo na orla.

PROGRAMAÇÃO

7h30 - concentração
Ponto de encontro: Prolongamento da Avenida Litorânea
8h - largada no prolongamento da Avenida Litorânea
10h - chegada no Parquinho da Avenida Litorânea
Bate-papo com o Cidadão Limpeza Cidade Beleza
Lixômetro
Separação e pesagem dos resíduos
Palco com atração cultural
Distribuição de água, luvas e sacos

0 comentários:

Postar um comentário