Assembleia Legislativa

São João do Maranhão 2019

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

A Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) executa o Projeto Berço do Rio Itapecuru no Parque Estadual do Mirador, no âmbito do Programa Maranhão Verde. O projeto é destinado a conservar e recuperar as nascentes dos rios Itapecuru e Alpercatas. 

As famílias beneficiárias estão passando por capacitação técnica desde o início. Atualmente, o foco é a prática nos viveiros para a efetiva geração de mudas para reflorestamento.

“Desenvolvermos o projeto desde 2017 no Parque e depois de várias capacitações, entramos na fase de montar os viveiros, destaque aos Métodos de Semeadura e aos Adubos, Substratos e Técnicas de Adubação”, explicou o secretário Marcelo Coelho.


O Programa Maranhão Verde foi instituído pela Lei Estadual nº 10.595/2017 e visa estimular e desenvolver projetos voltados para apoio à conservação e recuperação ambiental, envolvendo a participação das famílias beneficiárias selecionadas, as quais recebem a “Bolsa Maranhão Verde” como pagamento pelos Serviços Ambientais Prestados, além de ter como objetivo o incentivo, promover a recuperação, e conservação dos ecossistemas.

“Estamos promovendo a cidadania, melhoria das condições de vida e elevação de renda da população em situação de extrema pobreza que exerça atividades de conservação e recuperação dos recursos naturais, nas áreas contempladas, além de incentivar a participação de seus beneficiários em ações que envolvem capacitação ambiental, social, educacional, técnica e profissional. Este é um dos trabalhos feito pelo Governo do Estado por meio da SEMA”, destacou o gestor.

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel