sexta-feira, 19 de outubro de 2018
Solenidade ocorreu na noite da quinta-feira (18). Roberto Brandão passa a ocupar a cadeira 38, patroneada por Antônio Batista Barbosa de Godóis.  


O Reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), professor Roberto Brandão, é o mais novo sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). A solenidade de posse foi realizada na noite da quinta-feira (18), no Teatro Viriato Corrêa do Campus São Luís-Monte Castelo do IFMA.  Roberto Brandão foi eleito pelos sócios efetivos do IHGM em junho deste ano e passa a ocupar a cadeira 38, patroneada por Antônio Batista Barbosa de Godóis. Autoridades locais, servidores do IFMA e familiares do novo confrade prestigiaram a solenidade.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo Presidente do IHGM, professor José Augusto Silva Oliveira; Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras (AML); professora Dilercy Aragão, associada ao IHGM; Coronel Carlos Augusto Furtado, presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM) e o professor Nonato Chocolate, secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís.


“Todo profissional almeja deixar a sua contribuição. Sinto-me honrado que a minha trajetória profissional está sendo reconhecida por uma coletividade acadêmica, pessoas que produzem conhecimento vivo e que fomentam o saber. Ingressar neste Instituto é também um reconhecimento ao Instituto Federal do Maranhão, sobretudo da nossa atuação como gestor e como professor de Geografia”, disse Roberto Brandão.

O novo sócio também destaca que o ingresso no IGHM lhe atribui responsabilidades e proporcionará crescimento. “A busca será sempre por uma atuação ética e responsável. A sociedade espera um retorno positivo destes colegiados. Ocupar a cadeira que tem como patrono Antônio Batista Barbosa de Godóis é de uma relevância que nos engrandece já que se trata de personalidade com um legado histórico e cheio de contribuições à sociedade.


Na apresentação do novo membro, em parte emocionante da solenidade, a professora Dilarcy Aragão fez a leitura de uma carta dos familiares de Roberto Brandão. No ato, ela representou a madrinha do novo sócio, professora Madalena Martins de Sousa Neves. “Também desejo que seja bem-vindo a nossa casa, que a partir deste momento também é a sua casa. Que sua presença seja longa, virtuosa e profícua”, disse”.

Para o presidente do IHGM o ingresso de Brandão possibilitará uma visão educacional, de gestão e também contribuirá nos processos do instituto. “Receber um novo associado é sempre motivo de grande alegria. O professor Roberto Brandão vem para contribuir, colaborar, sobretudo para que nós possamos ampliar a produção de conhecimento e disponibilizar à sociedade.  Algo também relevante é que se trata de um membro de grande capacidade intelectual, estudioso e que irá nos ajudar a manter preservada a memória dos fatos e dos acontecimentos da nossa capital, do nosso estado e de além-fronteiras".

Roberto Brandão é graduado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (1988), mestre em Geografia - Área de Análise da Informação Espacial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutor em Geografia - Área de Análise da Informação Espacial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Como geógrafo, possui relevantes pesquisas publicadas em livro, revistas especializadas e trabalhos apresentados em congressos. Seus trabalhos científicos se dedicam a estudar o clima e a composição hidrográfica do Maranhão, relacionando-os com alguns aspectos sociais e econômicos do Estado.

Nascido em 5 de outubro de 1964, em Parnaíba (PI), foi registrado em Tutoia (MA). Sua carreira de professor teve início na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em 1988. Entrou para o IFMA em 1990, instituição da qual é reitor desde 2012. Ainda no IFMA, exerceu a função de pró-reitor de Planejamento e Administração entre 2008/2012. Antes, foi coordenador de Planejamento do CEFET Maranhão (2004/2008). Em 2017, foi presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

0 comentários:

Postar um comentário