São João do Maranhão 2019

São João do Maranhão 2019

Assembleia Legislativa do Maranhão

segunda-feira, 22 de outubro de 2018
Em uma parceria do Sebrae Maranhão e ABNT, os cursos abordarão interpretação de normas e a formação de auditores em Sistema de Gestão da Segurança

O Maranhão possui uma formação física e geológica que favorece a prática do Ecoturismo e o Turismo de Aventura. As opções variam de mar a dunas, lagoas, chapadas, cachoeiras, com vários atrativos que, em cada região do estado, possuem características próprias, que dão ao turista uma vasta possibilidade de apreciar a natureza, em experiências cada vez mais encantadoras.

Com foco no desenvolvimento sustentável do potencial turístico das regiões, o Sebrae no Maranhão em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) irá ofertar em São Luís, os cursos Interpretação da Norma NBR ISO 21101 -  Sistema de Gestão da Segurança para empresas de Turismo de Aventura, que acontece dias 05 e 06 de novembro e Formação de Auditor em Sistema de Gestão da Segurança - NBR ISO 21101, que acontece de 07 a 09 de novembro. Os dois cursos acontecem no Multicenter Sebrae, em São Luís.

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Lençóis Munim, José Noleto, a temática está sendo trazida ao Maranhão pela vocação do estado para o Turismo de Aventura e a necessidade de aperfeiçoamento por parte do trade turístico no que se refere aos Sistemas de Gestão de Segurança.

“Um dos setores do turismo que mais cresce é o de turismo de aventura. Atividade feita principalmente ao ar livre que tem a capacidade de trazer novas experiências para o turista. Contudo, independentemente do tipo de atividade de turismo de aventura, a segurança dos turistas e dos condutores de turismo é um valor indiscutível”, afirma Noleto.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, destaca que Sebrae tem atuado levando temas importantes como a sustentabilidade ao trade turístico maranhense. “A intenção é contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade destas regiões, promovendo o aumento da competitividade das empresas, por meio da gestão de qualidade e da segurança”, pontua Martins.

Os cursos serão ministrados por Alexandre Garrido, diretor da Sextante Consultoria, geólogo, com MBA em Qualidade e mestre em Engenharia de Produção. Especialista com mais de 25 anos de experiência em sistemas de gestão, normalização e regulamentação técnica, avaliação de conformidade, gestão de riscos e sustentabilidade.

Para se inscrever, o interessado pode enviar e-mail para cursos@abnt.org.br ou pelos telefones (11) 2344.1721 / 2344.1722, com descontos para quem é associado ABNT.

As inscrições online podem ser feitas nos links: 

- Sistema de Gestão de Segurança em Turismo de Aventura: http://bit.ly/2NgaWWZ 

- Formação de Auditor em Sistema de Gestão de Segurança em Turismo de Aventura: http://bit.ly/2OBOKLz 

Gestão de Segurança

O curso Interpretação da Norma NBR ISO 21101 -  Sistema de Gestão da Segurança para empresas de Turismo de Aventura, tem como proposta trazer conhecimento sobre como implementar um Sistema de Gestão da Segurança em operações de turismo de aventura, com o objetivo de identificar e gerenciar os riscos relativos às atividades.

A coordenadora do Núcleo de Atendimento do Sebrae em Barreirinha (NAE Barreirinhas) e gestora do projeto Destinos Turísticos Inteligentes – Rota das Emoções, Flávia Nadler, explicou que o primeiro curso terá carga horária de 16 horas, ocorrendo das 8h30 às 17h30 e tem como público-alvo empresas de turismo de aventura para qualquer atividade, operadoras de turismo, agências de viagem, associações de classe setoriais, professores de curso de turismo e demais profissionais que atuam com o turismo de aventura.

“Neste curso, os participantes terão acesso ao conteúdo do Sistema de Gestão da Segurança, saberão como identificar e avaliar os riscos de uma atividade de turismo de aventura, como implementar um Sistema de Gestão da Segurança, quais são os seus benefícios e como adquirir a certificação na norma ABNT NBR ISO 21101”, explica Nadler.


Já o curso de Formação de Auditores em Sistema de Gestão da Segurança para Empresas de Turismo de Aventura - ABNT NBR ISO 21101, tem como proposta o ensino de como auditar um Sistema de Gestão da Segurança para as operações de Turismo de Aventura, avaliando a conformidade das empresas e dos operadores à norma ABNT NBR ISO 21101. O curso terá carga horária de 24 horas, começando às 8h30 e seguindo até as 17h30. O público-alvo são empresas de turismo de aventura, operadoras de turismo, agências de viagem, meios de hospedagem, associações de classe setoriais, professores do curso de turismo e auditores em outros tipos de sistema de gestão.

“Para fazer o curso de auditor, como pré-requisito, o participante tem que conhecer sobre a Norma ABNT NBR ISO 21101:2014 e os assuntos abordados, vão desde as diretrizes para auditoria de sistemas de gestão, passando pela competência que o auditor tem, conceitos e fundamentos da norma, técnicas e práticas de auditoria, que consiste na vivência de um processo de auditoria para avaliar uma operação de turismo de aventura”, pontua a coordenadora do NAE.

Capacitações na Rota das Emoções

Além destes cursos, a Unidade Regional do Sebrae em Lençóis Munim, realiza ainda no mês de novembro várias capacitações, que integram o Projeto Destinos Turísticos Inteligentes – Rota das Emoções, como os cursos de Posicionamento de Mercado para Receptivo Turístico e Aperfeiçoamento de Guias/Condutores de Turismo de Aventura.

A capacitação Posicionamento de Mercado para Receptivo Turístico, tem 20 horas de duração e acontece em Barreirinhas de 22 a 26 de outubro, em Santo Amaro, de 26 a 30 de novembro e em Tutóia de 03 a 07 de dezembro. O objetivo é desenvolver um melhor posicionamento no mercado, com foco na experiência do cliente de Turismo de Aventura.

Nos meses de Novembro e Dezembro, também o corre a capacitação Aperfeiçoamento de Guias/Condutores de Turismo de Aventura, de 26 a 30 de novembro em Santo Amaro e de 03 a 07 de dezembro, em Tutóia. A proposta é aprimorar técnicas de condução de grupos de turismo de aventura e ecoturismo em profissionais que já trabalham com essa atividade, com foco em desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a realização de um trabalho seguro e de qualidade.
Informação: MA.Agência Sebrae  

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel