segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Acreditando na arte como fator de transformação e um valor que deve ser celebrado e encorajado, a Aldeia Sesc Guajajara de Artes chega na sua 13ª edição se firmando como um valioso espaço de valorização das multilinguagens artísticas. A programação deste ano acontece de 8 a 15 de novembro, nos municípios de São Luís e Raposa. Com a perspectiva de ocupar diferentes lugares, o público deve ficar atento para os novos locais de apresentação.

A 13ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes reúne as diferentes identidades que formam um povo, reconhecendo que cada pessoa é única, mas que também há características que as une. Assim, a Aldeia se configura como esse território que aproxima tantas singularidades e que coletivamente compõem um elenco que busca potencializar as mais variadas linguagens artísticas. Dessa forma, a programação deste ano conta com cortejo artístico, espetáculos, performances, shows musicais, exibições de filmes, sarau literário, narrações de histórias e ações formativas.

Mantendo seu perfil transformador de contextos, na música, a Aldeia traz uma banda inédita para São Luís, a fim de proporcionar ao público a oportunidade de ter contato com trabalhos que dificilmente circulariam na cidade. Este ano, a artista convidada para abrir o evento é a cantora, compositora e atriz baiana Larissa Luz. Seu último disco “Território Conquistado” ganhou destaque por possuir uma sonoridade que explora os graves da música eletrônica e dos tambores, além de letras que abordam a questão da mulher negra e suas conquistas. A noite contará também com apresentações de inúmeras outras mulheres, a fim de reforçar a presença feminina na arte. A abertura acontece no dia 8 de novembro, na Avenida Vitorino Freire, ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande. Buscando valorizar a música maranhense, a programação musical da Aldeia Sesc Guajajara de Artes recebe ainda vários shows de artistas locais.

Nas artes cênicas o destaque vai para a programação voltada para o público infantil, com a realização de espetáculos de teatro e animação com a Cia Cambalhotas/MA, que apresentará “Os Três Porquinhos e o Lobo Infeliz” e “Os Saltimbancos”. Além disso, serão realizadas performances em vários bairros. A novidade nesta linguagem é a realização da 1ª edição da Mostra de Composições Coreográficas de Dança, que irá abarcar diversos estilos da modalidade.

Um diferencial deste ano é a realização da maioria dos espetáculos no Teatro Napoleão Ewerton, novo equipamento cultural ludovicense que será inaugurado em novembro, na sede administrativa da Fecomércio/Sesc/Senac. Neste teatro, os ingressos poderão ser retirados na bilheteria mediante entrega de um 1kg de alimento não perecível.

Para facilitar o acesso do público, o Sesc disponibilizará um ônibus nos dias de apresentação que fará o percurso do Terminal Praia Grande para o Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac e retornará para o terminal após a apresentação.

Outro destaque é que nesta edição foram potencializadas as ações formativas, tendo como objetivo oportunizar o diálogo entre artistas locais e importantes criadores do panorama nacional. As rodas de conversas e palestras trarão para a discussão temas pertinentes na sociedade contemporânea. Também serão oferecidas oficinas focando nas linguagens específicas. Do cenário nacional, destaca-se a palestra “O Corpo Artivista”, ministrada pelo professor, diretor teatral, diretor de arte, cenógrafo, performer, pesquisador da área de visualidades da cena contemporânea e professor da USP, Marcelo Denny.

A 13ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes acontece dos dias 8 a 15 de novembro, com apresentações gratuitas em diferentes horários e locais, a fim transformar o cenário local. A programação completa será divulgada em breve. Acompanhe as redes sociais do evento para ficar atualizado.

Informação: Sesc MA 

0 comentários:

Postar um comentário