sexta-feira, 23 de novembro de 2018

No Hospital Nina Rodrigues, em São Luís, personagens munidos de criatividade, figurinos coloridos e muita poesia apresentaram, nesta sexta-feira (23), o espetáculo “Gasmarzinho e os Guardiões da Natureza” e a performance poética “Palavras Viajantes” para os pacientes assistidos na unidade, seus acompanhantes, profissionais de saúde e estudantes da rede pública da região. A programação cultural faz parte das atividades de extensão da 12ª Feira do Livro de São Luís (FeliS). 

Da plateia, instalada no Hospital Nina Rodrigues, a estudante do Centro de Ensino Barbosa de Godóis, Lúcia dos Santos, acompanhou a apresentação do espetáculo “Gasmarzinho e os Guardiões da Natureza”, do grupo Gasmar, e sorriu como nunca. “Eu achei muito bom, porque aprendi a cuidar do meio ambiente. Nunca ri tanto na vida”, disse. 

O psicólogo e diretor-geral do Hospital Nina Rodrigues, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ruy Cruz, explica que a unidade trabalha com a vertente da psiquiatria comunitária. Portanto, os moradores do Monte Castelo e região devem conhecer o funcionamento da unidade, utilizar os serviços – caso necessário, e participar das atividades integrativas oferecidas. 


“Hoje trouxemos alunos de escolas públicas do Monte Castelo para que conheçam nossa estrutura, quebrem o estigma e o preconceito acerca da nossa assistência. Também para ter acesso a um dispositivo da nossa cultura, coisas que nem todos têm a possibilidade de ter acesso. O objetivo de trazer para dentro do hospital atividades de caráter cultural é fazer com que a parte de saúde mental e qualidade de vida sejam ofertados para a comunidade”, afirmou. 

Para Leila Coelho, representante do Gasmar e da 12ª Felis, o objetivo da ação é promover atividades lúdicas e integrativas na unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e para toda comunidade, que geralmente não tem acesso a este tipo de programação. “ [O espetáculo] traz para essas crianças a oportunidade de conhecer um pouco sobre energia, promove a interação cultural e o conhecimento sobre o meio ambiente e saúde”, destacou. 

Feira do Livro

A Feira do Livro de São Luís (FeliS) é realizada pela Prefeitura de São Luís. A 12ª edição da feira se estende até o próximo domingo (25), das 10h às 22h, no Multicenter Sebrae (Cohafuma). A feira conta com 70 estandes de comercialização de livros, além de mais 20 ambientes, dentre os quais o Palco FeliS, Casa do Escritor, Café Literário, Planetário, Cine FeliS, Espaço Mulher, Espaço Criança Sesc, Espaço da Juventude, Espaço Criança Semed, Carro Biblioteca, Auditório Punga dos Saberes, Auditório Graça Aranha e Auditório Casa do Professor.

0 comentários:

Postar um comentário