quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Com apoio do Sebrae, Formosa da Serra Negra contará com novo destino turístico, intitulado de Nascentes da Serra Negra. O novo roteiro inclui uma trilha com 3.100 metros de caminhada e que levará a cidade aos destinos de ecoturismo brasileiro.


Formosa da Serra Negra fica localizada a 643km da capital maranhense, São Luís. Apesar de pouco tempo de emancipação, a cidade possui um grande potencial turístico. Cercada por uma enorme serra negra, é um grande polo de nascentes e cachoeiras. Em 2017 foi oficialmente incorporada ao polo Chapada das Mesas e a partir de então vem se preparando para explorar seu potencial de forma mais estruturada.

O Sebrae tem sido um forte parceiro do município, realizando uma série de ações para fazer de Formosa um lugar atrativo e agradável ao turista que por lá chegar. Além de cursos e consultorias, durante este ano, o Sebrae realizou no município o Seminário das Águas, onde a principal preocupação foi o cuidado com as nascentes e o bom uso das águas.

Em mais uma ação parceira, na última quinta-feira (25), o Sebrae Maranhão, representado pelo gerente da Unidade de Turismo, Cultura e Eventos, Luís Walter Muniz, entregou ao prefeito Janes Clei da Silva, acompanhado da secretária municipal de Turismo, Domingas Pereira e empresários ligados ao setor, o resultado de consultorias realizadas na região, apresentando a roteirização turística do município, que cria o novo destino, em um circuito intitulado de Nascentes da Serra Negra.


Ação de consultoria teve como objetivo criar um roteiro turístico no município, gerando um produto com capacidade de diferenciação e complementação aos demais produtos já oferecidos no polo Chapada das Mesas.

O novo roteiro inclui uma trilha que levará a cidade aos destinos de ecoturismo brasileiro. São 3.100 metros de caminhada com 18 paradas que darão aos turistas oportunidades para apreciar desde diversas nascentes a um belíssimo pôr do sol.

“O potencial turístico da região é enorme. Temos cachoeiras, índios, serras e muitas outras áreas a serem exploradas. Unindo nossas forças e cada um fazendo sua parte, logo teremos uma nova rota turística do Brasil, explorando as belezas do Maranhão”, afirmou o gerente da Unidade de Turismo, Cultura e Eventos, Luís Walter Muniz.


O circuito inicia na Pedra Grande e percorre pontos como Vão da Onça, Mirante da Serra Negra, Escada de Pedra e Cerradão, entre diversidade de fauna, riachos e nascentes.

“A cidade tem tudo para começar a desenvolver seu potencial de maneira correta e o Sebrae tem sido parceiro nessa missão, cumprido seu papel de contribuir na estruturação desse destino. Produzimos um modelo de produto turístico capaz de envolver a população local e contribuir para formação de futuros empreendedores do turismo. Diferente de outros grandes polos, que tiveram que se reorganizar, o cidadão formosense está primeiro se preparando para bem receber o turista”, explicou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Toda sinalização da área já está em andamento, com placas apontando a distância percorrida, apresentação da fauna e indicação de sentido para a conclusão do percurso. Também foram sugeridas, caminhadas mais curtas para quem tem pouca preparação física, em portais de entrada diferentes. Um roteiro turístico que propõe duas noites de estadia. Em breve o percurso estará preparado para receber turistas.

“Somos pequeno em relação aos recursos e grande em relação ao potencial turístico. Temos muitas belezas para mostrar e o Sebrae está sempre nos fortalecendo e guiando nos caminhos certos. Vamos agora preparar a roteirização apresentada e começar a entrar no rol dos turistas aventureiros que visitam o Maranhão”, considerou o prefeito Janes Clei.

Após a execução da proposta feita pelo Sebrae, será realizado o lançamento do novo roteiro com uma Fantour. A estratégia é levar blogueiros e autoridades para gerar uma ampla divulgação.

“Formosa da Serra Negra definitivamente estará no alvo do turismo. Iremos preparar um grande evento para apresentar a todos o novo roteiro turístico. Toda a diretoria do Sebrae estará presente para iniciarmos com pé direito”, explicou o gerente regional do Sebrae em Presidente Dutra, André Veras.

Na região

Durante a visita do Sebrae na região, também foram realizadas reuniões com prefeitos, secretários, empresários do trade turístico e representantes indígenas nas cidades de Barra do Corda e Grajaú. Ambas fazem parte do Polo Serras Guajajara, Timbira e Kanela. A intenção é fortalecer a atividade turística já desenvolvida nos municípios e levar a região para a rota oficial de turismo maranhense.

O diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Antônio Garcês, participou das reunião em Grajaú. “Ficamos bastante satisfeitos com essa série de reuniões para o fortalecimento do potencial turístico que temos em nossa região. Esse foi o primeiro passo e apesar dos municípios ficarem em polos turísticos diferentes, acredito que conseguiremos o nosso propósito. Grajaú e Barra do Corda fazem parte do Polo Serras Guajajara, Timbira e Kanela.  E recentemente Formosa da Serra Negra foi destituída do polo, fazendo agora parte do polo Chapada das Mesas”, concluiu Garcês. 

0 comentários:

Postar um comentário