segunda-feira, 19 de novembro de 2018
Conheça e vote em um dos cinco professores que estão na final do Prêmio Nacional do Turismo 2018 pela categoria “Academia”

Eles pensam, pesquisam e ensinam turismo no Brasil e também no exterior. Cinco professores disputam o destaque da categoria Academia do Prêmio Nacional do Turismo 2018, que será concedido pelo Ministério do Turismo com base em votação popular.

Os concorrentes chegaram à final após seleção da comissão julgadora, de acordo com o edital público da premiação. As indicações foram feitas pelas entidades que compõem o Conselho Nacional de Turismo. Para conhecer melhor o perfil dos finalistas e dar o seu voto, clique aqui.

Alexandre Panosso Netto tem pós-doutorado em Turismo pela Universidade Miguel de Cervantes, na Espanha, e atua no curso de Lazer e Turismo da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o projeto de doutorado em Turismo. O professor participa de várias instituições científicas e de pesquisa em turismo no Brasil e exterior. Entre outros reconhecimentos, ele recebeu os prêmios de literatura JABUTI, na categoria Turismo e Hotelaria (pelo livro "Turismo de Experiência"), e de Jovem Pesquisador da ANPTUR. É autor, coautor e organizador de mais de 25 livros teóricos e práticos de turismo. Panosso é um defensor da necessidade de uma educação para o turismo.

Bayard do Couto Boiteux é doutor honoris causa em ciências turísticas pela Universidade de Nápoles, na Itália, mestre em educação com ênfase em turismo, além de especialista em eventos, marketing turístico, legislação turística e planejamento turístico. O professor é dedicado à formação dos turismólogos e atua em diferentes instituições de ensino e pesquisa de turismo do Rio de Janeiro. Ele é técnico da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) e autor de 28 livros sobre o tema. Bayard Boiteux já foi agraciado com o prêmio Golden Helm.

Eduardo Mielke é estudioso e defensor das políticas de regionalização do turismo e tem pesquisas e publicações sobre o tema, com ênfase nos municípios. É dele o mapa das políticas de turismo em cidades com presença de Convention & Visitors Bureau. O professor também apresentou estudo sobre análise e tendências das políticas públicas nas áreas de eventos, tecnologia da informação e da comunicação, economia compartilhada e criativa. Ele criou, ainda, o centro de excelência em turismo da Arábia Saudita, direcionado para o desenvolvimento de políticas públicas associadas ao mercado.

José Manoel Gândara tem estudos e pesquisas em turismo pela Universidade Federal do Paraná e em diversas universidades da Espanha sobre a definição de modelos de operação para destinos turísticos inteligentes no Brasil e no exterior. Atualmente, o professor participa do projeto de análises e propostas para os atrativos do Complexo Turístico Itaipu, no Paraná. Coordena o Observatório de Turismo do Paraná e a implantação da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, além da elaboração do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Paraná 2018-2026.

Selma Batista é doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). A professora da Universidade do Estado do Amazonas coordena o Doutorado em Turismo e Hotelaria e lidera o Grupo de Pesquisa do Observatório de Turismo da UEA. Ela criou o roteiro turístico inclusivo, em Libras, do Bosque da Ciência, em Manaus; desenvolveu pesquisa sobre a oferta do transporte fluvial de passageiros de grande porte pelos rios no estado do Amazonas; e o projeto de proteção do rio Mindu, em Manaus, aplicando metodologia de Turismo Pedagógico com a participação das escolas e das comunidades ribeirinhas nas ações de educação ambiental ao longo do igarapé.

SOBRE O PRÊMIO - Para votar entre na página do Prêmio Nacional do Turismo e escolha um dos cinco finalistas da categoria Academia. Aproveite para votar também nos indicados das outras quatro categorias: Iniciativa Privada, Governo, ONGs e Imprensa e Mídia.

A cerimônia de entrega do prêmio aos vencedores será realizada a partir das 19h do dia 5 de dezembro, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do MTur. Clique aqui para acessar os editais com todas as regras do Prêmio Nacional do Turismo 2018.

Fonte: Mtur 

0 comentários:

Postar um comentário