domingo, 11 de novembro de 2018

Edição temática do evento que integra o programa Reviva foi mais uma iniciativa do programa colocado em prática pela gestão do prefeito Edivaldo com a finalidade de estimular o turismo por meio do teatro e da música, valorizando o Centro Histórico da capital


O Centro Histórico de São Luís reviveu, nesta sexta-feira (9), a história de 'O Mulato', personagem do renomado escritor ludovicense Aluísio Azevedo. A obra foi interpretada durante edição do Sarau Histórico, na Praça Benedito Leite, e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior acompanhou o espetáculo ao lado da primeira-dama Camila Holanda. A cada edição, o Sarau atrai um número maior de público interessado em conhecer mais sobre a história, a arte, a literatura e a cultura ludovicense.

O prefeito Edivaldo mais uma vez prestigiou o Sarau, que a cada edição apresenta um tema diferente ao público. "A nossa cidade é de uma riqueza inestimável. É com o intuito de preservar o que há para nós de mais precioso que desenvolvemos ações como essa de valorização da nossa história e da nossa cultura em um cenário tão grandioso como o Centro Histórico. O reflexo desse trabalho é observado a cada edição deste evento, que reúne olhares curiosos e apaixonados por cada detalhe desta cidade", disse o gestor municipal.

O Sarau Histórico é uma das ações do programa Reviva, que foi criado na gestão do prefeito Edivaldo com a proposta de estimular o turismo e a produção cultural, além de promover a valorização do Centro Histórico com manifestações culturais com teatro, música e poesia. As atividades do programa são executadas pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e reúnem ainda iniciativas como as do Passeio Serenata e do Roteiro Reggae, que levam o público a percorrer as ruas do Centro Histórico.


A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, também acompanhou o espetáculo, que é também uma opção gratuita de lazer na cidade. "É uma honra acompanhar o crescimento desse programa que tem atraído cada vez mais os olhares para o nosso Centro Histórico. Observar o encantamento do público a cada edição, nos faz acreditar que os objetivos da gestão do prefeito Edivaldo, especialmente nesta área do Turismo, estão sendo alcançados", ressaltou a titular da Setur.

O espetáculo foi encenado pela companhia de teatro Bumba Cultura. A peça teatral contou a história de Raimundo, o mulato que dá nome à obra do escritor naturalista Aluísio Azevedo. Tendo São Luís como um dos cenários por onde se desenrola a trama, a obra é considerada uma crítica social, por abordar temas como o preconceito racial, a escravidão, a hipocrisia do clero e, ainda, o provincianismo. A releitura de 'O Mulato' encantou tanto quem conhecia quanto quem não conhecia os detalhes da obra.


"Uma ação como essa nos relembra a nossa verdadeira história, reacendendo em nós o amor por nossa cidade. Fico emocionada porque amo essa cidade e essa é a primeira vez que vejo um prefeito cuidando dessa área. Temos boa música e uma cultura maravilhosa, e estou admirada com a quantidade de maranhenses que estão aqui prestigiando esse evento", contou a gestora de unidade de saúde, Jaciara Frazão.

A parte musical do Sarau foi comandada pela Banda Serenata, que apresentou músicas que animaram o público. "É uma opção de entretenimento e lazer para toda a família. Precisamos preservar a nossa rica cultura e essa é uma forma de valorizar o que temos", disse Cláudio Amorim, que foi com a sua família prestigiar o Sarau nesta sexta-feira (9).

O programa Reviva segue com programações até o fim de 2018. A próxima ação do Reviva acontece no dia 28 de novembro, com o Passeio Serenata, com saída às 19h da Praça Benedito Leite. O passeio percorre ruas do Centro Histórico e conta com paradas estratégicas para intervenções artísticas de personagens que contam a história da cidade.


REVITALIZAÇÃO

O prefeito Edivaldo ressaltou ainda que o Sarau Histórico, assim como as demais ações do Programa Reviva, faz parte de um conjunto de iniciativas do poder público municipal para a revitalização do Centro Histórico de São Luís. Entre elas está também a Feirinha São Luís, que rendeu ao gestor municipal o prêmio de Prefeito Empreendedor, do Sebrae, na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI).

0 comentários:

Postar um comentário