terça-feira, 27 de novembro de 2018
Entre os meses de novembro e dezembro, a Unidade Regional do Sebrae Lençóis Munim realizará três cursos nos municípios de Santo Amaro e Tutóia.


A segurança no turismo de aventura envolve pessoas (tanto clientes quanto os prestadores de serviços), equipamentos e procedimentos. Na condução dos clientes durante as atividades de turismo de aventura, existem procedimentos comuns que são necessários independentemente do tipo de atividade praticada.

O Sebrae no Maranhão tem atuado junto aos profissionais e empresários, no sentido de capacitar os envolvidos nas empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Prova disso é que a instituição realiza nos meses de novembro e dezembro mais três cursos na área de segurança no Turismo de Aventura. Os cursos integram às ações do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes - Rota das Emoções – MA e acontece nos municípios de Santo Amaro e Tutóia.

A capacitação de Posicionamento de Mercado para Receptivo Turístico, acontece nos dias 29 e 30, em Santo Amaro e 03 a 07 de dezembro, em Tutóia. O curso que tem a duração de 20 horas/aula, tem o objetivo de desenvolver nas empresas do trade turístico, um melhor posicionamento no mercado com foco na experiência do cliente de turismo de aventura.

De acordo com a gestora do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes - Rota das Emoções – MA, Flávia Nadler, serão tratados conteúdos como: Posicionamento de mercado e principais meios de comunicação de ofertas turísticas; Abordagens e processos de pré-venda de atividades turísticas; Fortalecimento de marca e das atividades de turismo de aventura; Instruções prévias e comunicações obrigatória (ISO 1103) para o cliente de turismo de aventura; O receptivo turístico e os diferenciais na jornada do cliente de turismo de aventura; A entrega, o overdelivery, o pós-venda, carteira de clientes e a recompra no turismo de aventura.

“Estamos atuando no sentido de capacitar os empreendedores e seus colaboradores sobre realizar o turismo de aventura com segurança, tendo em vista diversos fatores envolvidos em sua operação, em particular na garantia da segurança dos turistas, para isso é apropriado que se estabeleçam requisitos focalizados nas competências mínimas, consideradas essenciais e necessárias aos profissionais que atuam como condutores de turistas em empreendimentos que oferecem as atividades de turismo de aventura”, destacou Flávia Nadler.

Já o curso de Aperfeiçoamento de Guias/Condutores de Turismo de Aventura, acontece de 03 a 07 de dezembro em Tutóia. O curso também tem 20 horas de duração e tem a proposta de aprimorar técnicas de condução de grupos de turismo de aventura e ecoturismo em profissionais que já trabalham na condução de grupos turísticos, com foco em desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a realização de um trabalho seguro e de qualidade.

Entre os conteúdos que serão abordados durante as capacitações está o gerenciamento de riscos de atividades e ambientais, como manter o grupo atento e motivado durante as atividades, comportamento ético dos profissionais envolvidos, entre outros temas que serão discutidos com os participantes dos treinamentos.

A gestora Flávia Nadler, ressaltou a parceria com as secretarias municipais de turismo, como é o caso do município de Tutóia, onde a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e a Associação do Trade Turístico de Tutóia – Atratur, são parceiras do Sebrae na realização desse tipo de capacitação, que visa fortalecer a atividade turística nos municípios.

O gerente regional do Sebrae em Lençóis Munim, José Noleto, informou que o intuito das capacitações é aperfeiçoar os atendimentos aos turistas que buscam os atrativos dos municípios integrantes da Rota das Emoções no Maranhão. “Temos trabalhado para capacitar o trade local, para que eles ofereçam um serviço ainda melhor aos turistas, também alertar empreendedores para a importância de avaliar os perigos e riscos, visando à prevenção de acidentes. Caso ocorra alguma intercorrência, a empresa e seus condutores de turismo de aventura estarão mais preparados para realizar o atendimento por meio do plano de atendimento a emergências, previamente elaborado e treinado por toda a equipe”, ressaltou José Noleto.

Fonte: Agência Sebrae 

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