quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

O meio ambiente tem sido alvo de várias ações provocadas pelo homem, o que tem causado problemas como poluição, desmatamento, queimadas e aquecimento global. Problemas como estes, afetam a fauna, flora, solo, ar, entre outros. Pensando em conscientizar a população, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou entre os dias 29/11 a 02/12 em Codó, ações educativas em escolas municipais e estaduais da cidade.

Desde sua inauguração em setembro de 2018, o Parque Ambiental tem levado aos codoenses um sentimento de conservação e pertencimento, o que tem despertado em alunos, como os do Centro de Ensino Reitor Ribamar Carvalho, atividades de exposições sobre o local, além do turismo e conservação do espaço público. Os estudantes foram convidados pela SEMA para expor ao público que frequenta o parque da cidade algumas de suas criações, e foram parabenizados pelo secretário Marcelo Coelho.


“Fico feliz em saber que jovens estudantes estão levando para dentro da sala de aula a importância do Parque Ambiental de Codó, o antes e depois. Este trabalho está alcançando todos os codoenses que não tinham um espaço de lazer e interação com familiares, amigos e meio ambiente”, disse o gestor.

Uma ideia desenvolvida pelos próprios alunos que visitaram o parque ambiental para realizar estudos. “Este trabalho começou com um projeto da escola que desde o início do ano estava sendo planejado com ajuda de vários professores que sempre auxiliaram os estudantes, inclusive quando a turma de 3º ano escolheu o tema sobre parque, ficamos na expectativa, pois estamos falando de um local público de lazer e ambiental que nossa cidade não possuía”, explicou o Diretor Geral do Centro de Ensino, Nilton Abride.


Ele, ainda, acrescentou: “Este é um trabalho muito importante, pois estamos conscientizando os nossos alunos a respeito da preservação do meio ambiente e também, sobre espaço público onde a população tem aproveitado. Um benefício que o Governo do Estado do Maranhão trouxe para a cidade de Codó”.

A SEMA valoriza atitudes sobre os cuidados com o meio ambiente incentivando e apoiando a sociedade. “Como estudante, fico satisfeito pelo convite, o que estimula ainda mais nosso futuro profissional, principalmente nossa turma que está terminando o ensino médio e escolheu falar sobre o Parque Ambiental. Conhecer mais a fundo um espaço maravilhoso como este que servia de lixão e hoje, nos proporciona lazer, alegria, além de contato com a natureza, é maravilhoso. Aproveito para agradecer a Secretaria pelo convite”, disse Marlon da Silva, aluno do Centro de Ensino Reitor Ribamar Carvalho.

Mais uma ação educativa realizada e encerrada com sucesso no Parque Ambiental de Codó que teve brincadeiras sobre destinação do lixo, decomposição de resíduos e um quiz ambiental com os principais temas sobre o meio ambiente. O sentimento de cuidado e preservação foi levado a cada codoense, pois cuidar é preciso!

0 comentários:

Postar um comentário