domingo, 9 de dezembro de 2018
Operação realizada pela gestão do prefeito Edivaldo visa ao embelezamento e conforto do espaço que passa por reforma realizada pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís; previsão de entrega das obras é para o dia 18 de dezembro


A Prefeitura de São Luís deu início a uma grande operação de transplantio de árvores já na fase adulta para revitalizar o paisagismo de áreas do Complexo Deodoro, que passa por obras de requalificação urbanísticas como parte do projeto de revitalização do Centro Histórico da capital, executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís. A previsão de entrega das obras é dia 18 de dezembro. A iniciativa, realizada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, é a maior ação já desenvolvida na cidade para o embelezamento paisagístico de áreas públicas, utilizando árvores de médio e grande porte. Entre as espécies replantadas estão pés de ipês amarelos, brancos, roxos e rosas, além de palmeiras imperiais, pau brasil e oitizeiros.

"Estão sendo finalizados os preparativos para a entrega desta grande obra que é o Complexo Deodoro, executada pelo Iphan com a parceria da Prefeitura de São Luís. Com o projeto paisagístico damos um importante passo para deixar o local ainda mais bonito e aprazível para a nossa população. São serviços que nossa gestão está realizando não apenas no Centro Histórico, mas também em toda a capital", ressalta o prefeito Edivaldo.

O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, destacou que o novo paisagismo dos espaços do Complexo Deodoro vai tornar ainda mais belas essas áreas. "As árvores de grande porte promovem mais sombreamento e embelezamento, além de preservar a qualidade ambiental das áreas contempladas pelo transplantio", observou Itapary.

A operação de transplantio das espécies é coordenada pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), com acompanhamento minucioso de profissionais da área. Segundo o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, o transplantio de mudas adultas consiste em um conceito tecnológico e inovador muito utilizado atualmente nos grandes centros urbanos do mundo, para a criação de jardins instantâneos com toda a segurança necessária para que as árvores permaneçam saudáveis. Uma das vantagens dessa modalidade de plantio é a transformação do aspecto paisagístico ornamental do ambiente em um tempo menor que o tradicional.

Serão replantadas cerca de 30 árvores de médio porte com até seis metros e, em seguida, a operação contempla o plantio de 18 palmeiras imperiais com até 10 metros. Ainda conforme o presidente do Impur, tanto os ipês como as palmeiras imperiais e as demais árvores utilizadas no paisagismo do Complexo Deodoro são plantas de características tropicais que permitem o transplantio na fase adulta de crescimento, apresentando bom desenvolvimento quando cultivadas em regiões de clima quente como São Luís.


"Todo o processo para transplantar as árvores está sendo executado de forma bastante criteriosa, pois a ação demanda a utilização de um grande aparato, para não prejudicar a árvore no processo de transporte até o replantio. E isso tem sido feito com muita responsabilidade pelas equipes para que tudo ocorra no menor tempo possível e, assim, evitar danos à planta", diz Fábio Henrique Carvalho.

PREPARAÇÃO DO SOLO

Para realizar a operação de transplantio, foi feito todo um trabalho de preparação do solo dentro das especificações orientadas para o replantio das árvores de médio e grande porte, visando garantir a preservação e a integridade das raízes da planta. Palmeiras imperiais e espécies de ipês já compõem os projetos paisagístico de parte dos logradouros públicos revitalizadas pela Prefeitura de São Luís, principalmente em função de sua forma e rusticidade. Só na Praça Dom Pedro II, por exemplo, foi realizado o transplantio de seis palmeiras imperiais de grande porte no entorno do chafariz da estátua Mãe d´Água Amazônica, compondo o cenário paisagístico com os demais pés de ipês amarelos que já existem no espaço.

O transplantio de árvores é uma técnica que permite a remoção de uma planta de um terreno e replantá-las em outro local, evitando o corte do tronco. Os detalhes para replantação são definidos em um laudo feito por profissional da área, que só inicia o procedimento após comprovar que a árvore está saudável para o transplante. Um dos aspetos positivos para a utilização dessa técnica é que as árvores replantadas precisam de menos tempo para produzir a beleza e o sombreamento desejado ao espaço, além de promover melhorias ambientais de forma mais breve que a forma tradicional.


AÇÕES

Por determinação do prefeito Edivaldo, que tem trabalhado para manter a cidade mais aprazível aos moradores e visitantes, as ações na área paisagística da cidade contemplam outras iniciativas para a ornamentação ambiental e embelezamento de áreas públicas. Para isso, são realizados regularmente serviços de plantio de novas mudas, podas, roço e capina dos logradouros públicos como praças e avenidas da capital maranhense, compreendendo principalmente as regiões do Centro Histórico.

Entre as intervenções paisagísticas realizadas na região estão serviços de limpeza de copa das árvores, retirada de erva de passarinho e galhos secos. O trabalho é feito de maneira minuciosa em razão do valor histórico de cada espaço e visa à melhora e à preservação das árvores.


Além do Centro Histórico, a Prefeitura tem realizado trabalhos de paisagismo em toda a capital. As intervenções visam à melhoria do aspecto paisagístico de praças, logradouros públicos e áreas de lazer. Nas últimas semanas os serviços foram realizados também na Avenida dos Franceses, Recanto dos Vinhais e Vinhais.

A Prefeitura também concluiu serviços paisagísticos na região da Ponta do Farol. Na área foram feitas podas de levantamento de copa e retirada de árvore morta. A Vila Dom Luís também recebeu serviços de manutenção das árvores dispostas em espaços públicos, com a realização de levantamento e recondução de copas. No Residencial Primavera Turu, os trabalhos na área contemplaram serviços de poda de limpeza e recondução de copa e remoção de árvore com risco de queda. As avenidas Jerônimo de Albuquerque e Getúlio Vargas, além do bairro Calhau, também foram beneficiadas pelos serviços.

0 comentários:

Postar um comentário