sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
A premiação faz parte do Prêmio Nacional de Turismo, que também premiou o roteiro integrado com o terceiro lugar na categoria Monitoramento e Avaliação do Turismo, com o monitoramento da reputação dos destinos da Rota das Emoções no TripAdvisor


A Rota das Emoções foi a grande vencedora da categoria Inovação Tecnológica no Turismo, do primeiro Prêmio Nacional de Turismo, entregue pelo Ministério do Turismo (MTur). O Voucher Digital de Barreirinhas deu ao Maranhão a premiação máxima no evento. A ferramenta foi desenvolvida numa parceria entre o Sebrae no Maranhão, poder público municipal e empreendedores do turismo na região. O prêmio foi entregue ao prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Sistema de Voucher Digital foi proposto pelo Sebrae no Maranhão para a prefeitura de Barreirinhas, a partir da necessidade de compartilhar com toda a população local, os ganhos que a exploração do turismo proporciona ao segmento. A partir desta demanda, foi criado um grupo exclusivo para realizar estudos, acompanhar e gerenciar a implantação do sistema – e assim surgiu o NITT, o Núcleo de Inteligência Turística e Tributária, com membros de diversas secretarias municipais ligadas ao controle fiscal, representantes do Sebrae, o ICMbio e o trade turístico.

“Tivemos muito trabalho na busca por oferecer essa ferramenta para o turismo local. Fruto da busca por excelência nos serviços oferecidos aos turistas que buscam os Lençóis Maranhenses. Agradeço ao Ministério do Turismo pelo reconhecimento, aos parceiros do poder público, ao trade local e principalmente ao Sebrae, pelo esforço conjunto para desenvolver esse serviço e nos dar todo o suporte técnico necessário. Venham, turistas, pois nossa cidade está de braços abertos”, comemorou o prefeito Albérico Filho.

O sistema do Voucher funciona com a prefeitura disponibilizando para as agências de turismo cadastradas, um documento de preenchimento eletrônico que comprova o pagamento e o direito ao uso de um serviço ou um produto turístico, a partir do qual as agências podem comercializar para os visitantes dos atrativos. Após a compra por parte do turista junto à agência, todos os seus dados pessoais e dados do roteiro que realizará como horário, data, destino e valores do passeio, são carregados em uma pequena pulseira, onde as informações registradas podem ser lidas nos terminais de controle, localizados nos pontos de partidas dos atrativos.

A ferramenta tem como principal objetivo promover um ordenamento turístico no município, a começar pelos atrativos do destino, porta principal do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que, juntamente, com o Delta do Parnaíba e o Parque Nacional de Jericoacoara, integra a Rota das Emoções.

“O sistema de voucher eletrônico é pioneiro no país, outros atrativos nacionais utilizam algo semelhante, porém sem a inovação da parte eletrônica desenvolvida em Barreirinhas. O Sebrae atuou efetivamente para a implantação do Voucher Digital no município, em um processo que durou quase cinco anos, com a realização de encontros para discutir o assunto com o trade e o poder público local, bem como missões técnicas para troca de experiências”, explicou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Outro resultado importante da operação do Voucher Digital é que ele incentiva a formalização de empreendedores que atuam por conta própria e não possuem espaço físico para atendimento ao turista, levando-os a buscar soluções de associativismo para a formação das redes de atendimento turístico que garantam a qualidade e a segurança do serviço adquirido pelo visitante. O Sebrae é responsável pela sensibilização e formalização de empreendedores, além da orientação para a formação das redes de ofertas turísticas.

“Receber este prêmio coroa essa iniciativa importante, que nasceu da inovação e da colaboração de vários atores, entre eles, o Sebrae, que durante o processo mobilizou e convenceu as diversas representações empresariais do trade turístico no município”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez das Neves.

O Voucher Digital está em implantação também nos municípios de Ilha Grande, no Piauí e em negociação para ser implantado em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, todos os destinos que integram a Rota das Emoções.

“O Sebrae no Maranhão tem a honra de ter contribuído e continuar contribuindo para a construção, implantação e operacionalização desta ferramenta pública que promove, de maneira efetiva, o ordenamento turístico da cidade de Barreirinhas, trabalhando também para compartilhar essa experiência com todas as cidades que compõem a Rota das Emoções e que tenham interesse em conhecer o sistema”, reforçou o gerente da Unidade de Turismo, Cultura e Eventos do Sebrae no Maranhão, Luís Walter Muniz, que também é coordenador regional da Rota das Emoções no estado.

A Rota das Emoções também ficou com o terceiro lugar na categoria Monitoramento e Avaliação do Turismo, com o monitoramento da reputação do roteiro integrado no TripAdvisor, que é desenvolvido pelo Sebrae Ceará.


A Rota das Emoções

A Rota das Emoções envolve quatorze cidades, sendo quatro no Piauí – Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba; cinco no Ceará – Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara; e cinco no Maranhão – Araioses, Barreirinhas, Paulinho Neves, Santo Amaro e Tutóia. 

Os grandes atrativos do roteiro são o Delta do Parnaíba, no Piauí, o único em mar aberto das Américas; o Parque Nacional dos Lençóis, no Maranhão, um aglomerado de dunas e lagoas de beleza singular; e Jericoacoara, no Ceará, local de vento e água, propício para a prática de esportes náuticos.

“Desde a implantação do Voucher Digital de Barreirinhas 66 mil visitantes já acessaram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, 88 mil passeios foram realizados, gerando uma arrecadação cerca de seis milhões de reais”, pontuou a gestora do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes – Rota das Emoções-MA, Flávia Nadler.

SOBRE O PRÊMIO - Iniciativa inédita, o 1° Prêmio Nacional de Turismo tem por objetivo identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados ao setor público, ao setor privado e ao terceiro setor do turismo brasileiro. Além de projetos, foram condecorados também profissionais que atuaram de maneira criativa, inovadora e proativa no desenvolvimento do turismo no país.

O Prêmio Nacional de Turismo foi dividido em sete categorias: Monitoramento e Avaliação do Turismo, Qualificação e Formalização no Turismo, Valorização do Patrimônio pelo Turismo, Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo, Turismo Social, Inovação Tecnológica no Turismo, Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo.

Outras premiações -  O voucher digital também rendeu ao município de Barreirinhas, a edição estadual do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria “Inovação e Sustentabilidade”, ciclo 2017-2018, entregue pelo Sebrae Maranhão no início de novembro.

O projeto ainda irá concorrer à edição nacional do prêmio, que será anunciada no primeiro semestre de 2019, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF).

Fonte: Agência Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário