terça-feira, 22 de janeiro de 2019
Obras do Ecoponto do Itapiracó, no Cohatrac IV, já foram iniciadas e fazem parte do pacote de cinco novos equipamentos anunciados pelo prefeito Edivaldo; atualmente 11 Ecopontos funcionam na capital e fazem parte da política de resíduos sólidos da Prefeitura de São Luís


A Prefeitura de São Luís iniciou as obras do Ecoponto Itapiracó, no Cohatrac IV. O Ecoponto será o primeiro da região do Cohatrac e faz parte do pacote de cinco novos equipamentos anunciados pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior para serem entregues no primeiro semestre de 2019. A implantação dos novos Ecopontos integram a macro política de resíduos sólidos da Prefeitura e reforça o trabalho rotineiro de limpeza urbana na cidade que atualmente conta com 11 equipamentos em funcionamento.

O Ecoponto Itapiracó ficará localizado na Avenida Joaquim Mochel, Cohatrac IV. Atualmente, os Ecopontos mais próximos do Cohatrac são os do Angelim e Habitacional Turu. Entretanto, por se tratar de uma área bastante populosa e com pontos crônicos de descarte irregular, o bairro foi contemplado com o equipamento que está sendo construído próximo à área conhecida como Campo do Leozão.

Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, desde o início da implantação da política dos Ecopontos, a Prefeitura de São Luís estava realizando estudos técnicos para localizar uma área em que o equipamento de limpeza pudesse ser construído no bairro. "Esta região está no nosso planejamento desde que começamos a estruturar a política dos Ecopontos, mas somente agora foi possível iniciar, de fato, as obras. Com este Ecoponto vamos melhorar a limpeza na região e trazer diversos benefícios para os moradores", afirmou.

Para conter o acúmulo de lixo no local, conhecido por ser ponto de descarte irregular, a Prefeitura matinha o serviço de remoção mecanizada de forma permanente na área. Como o terreno fica próximo à Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, o descarte irregular na região representava risco de poluição ambiental, outro motivo que justificou a aprovação das licenças ambientais necessárias para a construção do Ecoponto na localidade.


LIMPEZA DA ÁREA

Para que fossem iniciadas as obras de construção do Ecoponto Itapiracó, foi executada uma operação de limpeza de toda a área. Os resíduos descartados irregularmente foram recolhidos por meio do serviço de remoção mecanizada. Também foram feitos serviços de capina, roçagem e catação dos resíduos que não podem ser coletados pelas máquinas.

Com as obras já em andamento a previsão é de que os serviços sejam concluídos até o fim de fevereiro. A obra do Ecoponto vai ajudar a resolver um problema antigo da região que é o acúmulo de lixo na via pública. Moradores do entorno também reclamam da falta de consciência de quem descarta lixo no local. Para isto serão reforçadas também as ações de educação ambiental no bairro por meio da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza.

NOVOS ECOPONTOS


O Ecoponto Itapiracó faz parte do pacote de cinco novos Ecopontos, cuja ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Edivaldo no dia 30 de outubro de 2018. As obras estão seguindo um cronograma para que sejam entregues no primeiro semestre de 2019, conforme determinação do prefeito Edivaldo. A meta é encerrar o ano com 20 Ecopontos em funcionamento. Atualmente, já são 11 Ecopontos implantados, que atendem a população da capital, sobretudo os moradores dos 104 bairros de São Luís que ficam próximos aos Ecopontos em atividade.

O Ecoponto Centro, localizado no Anel Viário está com mais de 80% das obras concluídas. Ele terá ainda um galpão de triagem para materiais recicláveis anexo, facilitando o trabalho da Associação de Catadores de Material Reciclável (Ascamar), para quem o espaço será cedido.

Já está em fase final a obra de construção o Ecoponto Mata Roma (Cidade Operária), que será inaugurado ainda este mês. Fechando o pacote de cinco novos equipamentos há ainda os Ecopontos Sacavém, na Avenida dos Africanos, e Vila Isabel, na área Itaqui-Bacanga, que também contará com galpão de triagem que será cedido à Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL).

0 comentários:

Postar um comentário