sábado, 12 de janeiro de 2019
Formações de 2018 oferecidas pela gestão do prefeito Edivaldo em cursos voltados para inclusão de alunos com deficiência capacitou aproximadamente 320 professores da rede


Dedicação, paixão, amor, inclusão. Estas foram as palavras mais faladas no 6º Workshop dos Cursos da Área de Educação Especial, promovido pela Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento aconteceu nesta quinta-feira (10), no auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e marcou o encerramento das formações de 2018 em cursos como Braille, Libras, Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Aproximadamente 320 professores concluíram as capacitações oferecidas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Durante o evento houve exposição de recursos pedagógicos, pôsteres científicos e a apresentação dos resultados das oficinas e projetos realizados nas escolas municipais no decorrer dos cursos. O projeto Oportunizar, que atende pessoas com deficiência intelectual, foi uma das iniciativas que estava presente ao evento e apresentou sua produção.


"Durante o curso os professores ampliam o conhecimento, trocam experiências e têm novas possibilidades de atender as demandas em sala de aula, esta é uma orientação do prefeito Edivaldo. E é no workshop que os docentes mostram na prática a importância desta formação, criando recursos e permitindo a inclusão dos estudantes", assinalou o secretário de Educação, Moacir Feitosa.

A superintendente da Área de Educação Especial da Semed, professora doutora Dalvina Ayres, destacou a consolidação e a importância deste espaço para a formação de docentes. "Este é um espaço de formação contínuo, de aprendizado, o resultado está na exposição dos recursos, cada um deles desenvolvido com dedicação e competência pelos professores. A inclusão é um processo e todos nós somos responsáveis por fazer esse processo andar", pontuou. A superintendente anunciou ainda novidade na grade de cursos para este ano: "Vamos oferecer um novo curso na área de Neurociência no Contexto Pedagógico", revelou.

Presente ao evento, a promotora de Educação Inclusiva, Lucianne Belo, parabenizou o trabalho dos cursistas. "Hoje é dia de comemorar a dedicação de cada um, o amor pelo trabalho. Em cada workshop nos deparamos com mais novidades criadas por vocês, com materiais reciclados, que muitas vezes são melhores que qualquer alta tecnologia", disse. E completou emocionada: "Vocês criam o recurso, vocês são o recurso".


O professor Luis de França Araujo Neto, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Padre Antonio Vieira, no Jardim São Cristóvão, está na área de Educação Especial, na rede municipal, há sete anos. Para ele, trabalhar com estudantes com deficiência é para quem está disposto a se dedicar. "Tenho paixão pelo que faço, pois acredito no potencial dessas crianças, eles são capazes. São seres humanos capazes de se impor", disse.

O educador conta que um dos fatos mais marcantes na sua profissão foi logo no início, quando um aluno dele, com deficiência intelectual, passou no seletivo do colégio Liceu Maranhense. "A mãe dele me procurou para agradecer. Ela contou que ele foi avaliado como os demais, sem ter uma prova especial", disse. E concluiu: "Este é nosso maior prêmio. A gratidão desta mãe deixa claro que nosso trabalho vale sim muito a pena".

0 comentários:

Postar um comentário