domingo, 27 de janeiro de 2019

Ideia é rememorar antigos bailes da Folia Momesca em São Luís tendo como cenário a Praça Panteon, que integra o Complexo Deodoro requalificado pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís, entregue à população em dezembro

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizará o primeiro Sarau Histórico de Carnaval no dia 31 de janeiro. O evento terá como tema 'Eu te conheço Carnaval' e ocorrerá na Praça Panteon, que integra o Complexo Deodoro, completamente requalificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura e entregue à população no final do ano passado. O logradouro será palco para músicas, poesias e uma peça teatral, ressaltando as belezas e a história do local que já serviu para muitas Folias de Momo em tempos áureos. O evento começa às 19h e integra a política de fomento ao turismo implantada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

A companhia Teoria das Artes será a responsável pela parte teatral da noite, com um roteiro que vai relembrar os tempos áureos da Deodoro. "A cidade de São Luís tem diversos espaços para reunir os amigos em grandes festas. A Praça Panteon já foi, em outros tempos, palco de grande eventos e volta a ser, após a reforma do Instituto do Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís. Todos deveriam aproveitar o nosso evento e se apropriar deste espaço", disse a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

A noite também será repleta de música. A banda Máquina do Tempo tocará as melhores músicas que já marcaram época nos bailes e festas de São Luís. Músicas clássicas dos bailes de carnaval estarão presentes na noite, que também falará sobre as personalidades que têm um busto na praça - Josué Montello; o poeta modernista, Bandeira Tribuzi; a primeira mulher negra romancista do Brasil, Maria Firmina dos Reis; o teatrólogo e jornalista, Arthur Azevedo; o literário Gomes de Sousa; o escritor do Parnasianismo no Brasil Raimundo Correia; o cronista e ensaísta Nascimento de Morais. Durante o evento o público será convidado a participar e interagir no evento, dançando e cantando.

O roteiro do Sarau mostrará os grandes poetas, como Aluísio de Azevedo, Graça Aranha, Gonçalves Dias e Josué Montello, em um grande baile de carnaval no Panteon, aproveitando a noite e falando sobre as suas histórias, poesias e sobre a Ilha do Amor.

SARAU HISTÓRICO

O Sarau Histórico integra o programa Reviva, criado na gestão do prefeito Edivaldo e que contempla ainda o Passeio Serenata e o Roteiro Reggae. Outras edições do Sarau foram realizadas na Praça Bendito Leite e costuma reunir grande público. O evento é um mix cultural de literatura, teatro, música e história que tem atraído a atenção do público local e turistas. Atores caracterizados com roupas de época evocam o passado áureo da cidade, transmitindo uma sensação de nostalgia ao mesmo tempo de aprendizagem da história.

No último dia 18 o Complexo Deodoro foi palco do Sarau Histórico do Complexo Deodoro que teve como o "Panteon Maranhense" e homenageou vultos da história representados pelos bustos que fazem parte da Praça do Panteon e que contribuíram com a literatura e cultura do Estado. O evento teve como objetivo ressaltar ainda mais a beleza e a importância histórica dos espaços resgatados após as obras de revitalização. A reforma e melhorias feitas são consideradas um dos maiores investimentos na área do Centro de São Luís nos últimos 30 anos.

Fotos e texto: Ascom Pref.SLZ

0 comentários:

Postar um comentário