sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
As inscrições são gratuitas e os trabalhos selecionados poderão ser expostos na área interna da Galeria entre os meses de fevereiro e agosto de 2019


A Prefeitura de São Luís prorrogou até segunda-feira (21) a Chamada Pública para a ocupação da Galeria Trapiche, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís. O edital está aberto para todo país e visa selecionar propostas para exposições no campo das artes visuais. Os trabalhos selecionados poderão ser expostos na área interna da Galeria entre os meses de fevereiro e agosto de 2019. As inscrições são gratuitas.

"Prorrogamos a chamada pública para quem deseja expor na Galeria em 2019. É o terceiro ano que abrimos edital de ocupação como forma de disponibilizar o equipamento público para todos que tenham interesse em expor trabalhos em qualquer categoria do campo das artes visuais. A Chamada é nacional e, desta forma, ampliamos o catálogo de obras que circularam em São Luís, pois atrai a participação de artistas de todo país. Além disso, incentivamos a produção local em artes visuais, por meio da realização de exposições e divulgação de trabalhos artísticos, proporcionando à sociedade mostras relevantes e de qualidade reconhecida, além do intercâmbio entre artistas de São Luís com os de outras regiões", explicou a diretora da Galeria, Camila Grimaldi.

As inscrições serão recebidas até às 23h59 do dia 21 de janeiro. A seleção será feita entre os dias 22 e 25 de janeiro, e o resultado será divulgado no dia 28, na página da Prefeitura e Fanpage da Galeria Trapiche, no Diário Oficial e em carta aos selecionados.

Os interessados devem preencher o Formulário de Inscrição no link: http://www.saoluis.ma.gov.br/edital.asp?id_edital=1399, mesmo endereço em que está disponível o Edital completo. O portfólio e documentos pessoais devem ser enviados para o e-mail galeriatrapicheslz@gmail.com com o seguinte título: 'Chamada Pública Galeria Trapiche: nome da exposição, nome do artista\coletivo\curador'. Não serão aceitas inscrições impressas; em caso de desenhos e documentos, os mesmos devem ser escaneados e enviados em formato JPG ou PDF.

O Portfólio deve conter um memorial descritivo (tamanho máximo: até duas laudas), com texto sucinto sobre o que é a exposição, em linguagem clara e objetiva, com o número aproximado de obras a serem apresentadas, além de fotografias (mínimo 10, máximo 20) das obras a serem expostas ou de obras de autoria do artista que sejam representativas das linguagens a serem utilizadas na exposição. Em cada imagem deverá constar: título, data, técnica, materiais utilizados, dimensões e outras informações consideradas necessárias para melhor identificação da obra.

Os arquivos de audiovisual deverão ser enviados os links do vídeo em plataformas onlines: youtube e/ou vídeo. Também deve conter no portfólio até três peças gráficas (convites, catálogos e/ou cartazes) ou textos publicados na imprensa sobre a obra do artista; Currículo sucinto do artista/coletivo/curador: nome civil, nome artístico, endereço, telefone, endereço eletrônico, formação, exposições realizadas e outras atividades profissionais.

Somente serão aceitas inscrições de pessoas físicas diretamente responsáveis pela criação e execução de suas obras, ou coletivos com um representante legal que seja diretamente envolvido com a criação e execução das obras, ou ainda curadores que proponham um projeto expositivo, esse por sua vez será o representante legal da exposição. O proponente poderá se inscrever com até duas propostas, sendo uma individual e uma coletiva.

CRITÉRIOS

Os critérios para seleção da proposta são: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade, adequação ao espaço físico pretendido. A Comissão poderá não aceitar obras que exijam cuidados especiais de segurança ou que ofereçam qualquer tipo de risco à segurança do público e/ou à integridade do espaço.

Cada exposição terá duração entre 20 a 30 dias corridos. As obras constantes da exposição não poderão ser retiradas antes do encerramento da mostra. No caso de proposta individual, dependendo da necessidade de agenda, a galeria poderá abrigar mais de uma exposição, desde que indicado pela Comissão de Seleção. As obras encaminhadas para a exposição deverão estar acompanhadas de ficha técnica (autor, título, data, dimensões em cm - altura x largura x profundidade, técnica e material) e anotações específicas para sua conservação e manutenção durante a exposição.

As propostas serão analisadas e selecionadas por uma Comissão de Seleção, composta por profissionais notoriamente reconhecidos na área das artes visuais e por um representante da Galeria Trapiche, designados pela Secretaria Municipal de Cultura - SECULT. Quaisquer esclarecimentos aos interessados e orientação técnica para o preenchimento da Ficha de Inscrição serão prestados pela Galeria Trapiche, em dias úteis, no horário das 14h às 18h ou pelo e-mail: galeriatrapicheslz@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário