quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019
Ministro Marcelo Álvaro Antônio lidera instalação da maior frente parlamentar da história do Congresso Nacional; FrenTur abriu trabalhos nesta quarta-feira (06) com mais de 300 parlamentares


O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, retoma o comando do Ministério do Turismo nesta quinta-feira (7). A nomeação publicada no Diário Oficial da União oficializa o retorno à Pasta um dia depois de tomar posse como deputado federal eleito para a 56ª Legislatura do Congresso Nacional.

Na manhã desta quarta-feira (6), Marcelo participou da reinstalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur), hoje o maior colegiado do tipo no Congresso Nacional, com mais de 300 parlamentares, e primeira a ser instalada nesta legislatura. A solenidade deu início aos trabalhos do grupo em prol do desenvolvimento do setor de viagens nos próximos quatro anos. Juntos, os membros acompanham as proposições de interesse do setor na Câmara e no Senado, defendendo medidas que contribuam para a geração de emprego e renda por meio do desenvolvimento do mercado de Viagens no Brasil.

Além do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participaram da solenidade de reinstalação da Frentur o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno; o secretário nacional de Integração Interinstitucional, Bob Santos; e o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, além de parlamentares e executivos do trade.

Entre os principais projetos que estão sendo discutidos pelo grupo, estão as iniciativas contempladas na agenda estratégica do Ministério do Turismo na gestão Jair Bolsonaro, com foco na melhoria do ambiente de negócios do turismo nacional e na potencialização da atração de investimentos para o Brasil.

O ministro Marcelo ressaltou que importantes pautas do setor dependem da aprovação do Congresso Nacional, como a abertura total das aéreas ao capital estrangeiro, a modernização da Lei Geral do Turismo e a transformação da Embratur em agência. "O turismo reúne as melhores condições para alavancar o desenvolvimento do Brasil. Uma série de outros países, como Espanha e Portugal, servem de exemplo. Vamos seguir esse caminho", comentou. Durante a solenidade, o ministro recebeu uma homenagem da Frentur pelos trabalhos prestados ao setor enquanto membro da frente parlamentar e, agora, na condução do Ministério do Turismo. Essa é a primeira vez que o colegiado homenageia um de seus integrantes.

Para o presidente da frente parlamentar, Herculano Passos, o ano de 2018 foi encerrado com duas vitórias importantes, o que abre um panorama extremamente positivo para os trabalhos de 2019. “Conseguimos convencer o governo federal a manter o Ministério do Turismo como pasta independente e ainda tivemos um dos membros da Frente do Turismo escolhido para comandar o Ministério, com a nossa chancela. Além de termos atingido esse grau de força e reconhecimento, ainda ganhamos um grande parceiro, que tem excelente trânsito junto ao Executivo Federal e que sabe exatamente como o Legislativo funciona. Nós da FrenTur vamos construir um Brasil melhor, com turismo forte e em conjunto com o Ministério do Turismo”, disse, ao elogiar o comando de Marcelo Álvaro Antônio à frente da Pasta.

Passos ainda reforçou o apoio ao comandante do ministério: “o ministro Marcelo tem todo o apoio dos parlamentares da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo pela sua liderança e dedicação pelo turismo nacional”, disse. Os préstimos pelo trabalho do ministro foram registrados também por Felipe Carreras, deputado federal e ex-presidente do Fornatur: “Temos tudo para desenvolver o turismo no Brasil e sob o comando do ministro Marcelo vamos conseguir destravar os gargalos do setor aqui no Congresso Nacional”, destacou.

COMPOSIÇÃO - O colegiado é presidido pelo deputado Herculano Passos e tem os seguintes vice-presidentes, por Casa e por região: deputado federal Marx Beltrão (representante da Câmara dos Deputados), senador Veneziano Vital do Rego (representante do Senado), deputado federal Rogério Peninha (vice-presidente representando a região Sul), deputado federal Joaquim Passarinho (vice-presidente representando a região Norte), deputado federal Felipe Carreras (vice-presidente representando a região Nordeste), deputado federal Evair de Melo (vice-presidente representando a região Sudeste) e Magda Mofatto (vice-presidente representando a região Centro Oeste). Os deputados Lídice da Mata e Affonso Hamm são os secretários da Frentur.

CNC - O ministro do Turismo também se reuniu, na tarde desta quarta-feira (06), com lideranças do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na pauta, os gargalos a serem vencidos para que o setor desenvolva todo o seu potencial e gere mais empregos no Brasil. "Agradeço ao apoio que tenho recebido de vocês, dos colegas parlamentares e do mercado. Vou transformar essa confiança em resultados. Enquanto alguns trabalham contra o desenvolvimento do país, eu prefiro focar minha energia em produzir", firmou o ministro. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, e o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da entidade, Alexandre Sampaio, foram os anfitriões do encontro.

0 comentários:

Postar um comentário