terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

A Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM) é um espaço democrático de acesso a educação de qualidade e gratuita para jovens de todo o país na faixa etária de 13 a 15 anos. Preparando cidadãos por meio de um cronograma multidisciplinar com rotina integral que contempla as áreas bases de conhecimento, opções de língua estrangeira e atividades de lazer e culturais, o Sesc no Maranhão reuniu no último sábado (23) alunos veteranos e novatos, seus pais e técnicos do Sesc responsáveis pelo Esem para “Um dia de Convivência e Acolhimento” no Sesc Turismo.

Esse encontro descontraído, uma oportunidade de preparar mente e coração para uma nova jornada tanto para os jovens estudantes quanto para os pais que acompanharão por 3 anos seus filhos à distância, visto que a escola-residência se localiza no Rio de Janeiro, é uma tradição antes do início das aulas e nesta edição contou com o  relato de experiências dos alunos veteranos e esclarecimentos sobre a rotina e calendário eletivo da ESEM.

O objetivo era promover a integração dos participantes e estimular os alunos que ingressão nesse projeto pioneiro que é a Escola Sesc de Ensino Médio. “Na escola os alunos têm contato com política, literatura, esporte, um universo de possibilidades e conhecimento. Os professores residem na escola e estão engajados a prepará-los para o mundo do trabalho e para o exercício da liderança. Ao longo de mais de dez anos temos obtidos excelentes resultados e alcançado um alto índice de aprovação no vestibular”, ressaltou a técnica pedagoga responsável pelo processo de admissão da Esem no Maranhão, Maurília Carvalho.

ESEM

A ESEM tem o propósito de excelência educativa, visando ao desenvolvimento pleno do aluno. Instalada em um campus de 131 mil metros quadrados em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, a instituição de ensino se torna casa para mais de 500 jovens de todos os estados do Brasil a cada ano.

Durante os três anos do ensino médio os alunos são acompanhados por professores, tutores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, garantindo-lhes assistência individualizada e mediação permanente para as suas aprendizagens que são alicerçadas no Currículo de Base Nacional Comum aliado ao currículo eletivo, permitindo aos alunos selecionarem disciplinas que tenham maior identificação com a sua área de conhecimento.

A ESEM oferece gratuitamente, a todos os alunos, material pedagógico – incluindo notebook, uniformes, moradia, alimentação, assistência médica e odontológica. Os alunos têm ainda a possibilidade de se tornar proficiente em inglês e podem ainda aprender espanhol, francês e alemão.

Para participar do processo seletivo é necessário apresentar renda familiar igual ou menor a cinco salários mínimos por pessoa. Além disso, o aluno deve ter cursado pelo menos dois terços do ensino fundamental em escola pública ou com bolsa em particular.

Fonte: Sesc MA 

0 comentários:

Postar um comentário