sexta-feira, 1 de março de 2019
O grupo doou o lucro da empresa que criaram na última turma do Empretec em São Luís. A entrega foi realizada na última terça-feira (26).


São Luís - Um grupo de empretecos formados na última turma do Empretec realizada em São Luís, em fevereiro, doou para instituições que atendem pessoas portadoras de câncer o lucro obtido com os negócios realizados com a empresa criada para ambientar os exercícios realizados durante o curso. Esse é a primeira vez que isso acontece na capital e as instituições beneficiadas foram o Hospital Aldenora Belo e o Fundação Antônio Brunno.

“Para nós foi uma grata surpresa quando o grupo anunciou que tinha tomado a iniciativa. Não temos registro de que isso tenha acontecido antes em São Luís e vamos incentivar as demais turmas a tomar atitudes como a deste grupo”, explicou o gerente regional do Sebrae em São Luís, João Martins.  

Durante o Empretec, os alunos são orientados a se dividirem em grupos e a criarem uma empresa para praticar os comportamentos empreendedores durante seis dias. Eles organizam a produção, comercialização e gestão da empresa.

O grupo formado pelos empresários Marcelo Carvalho, Bruno Castro, Gustavo Oliveira e pela engenheira Aline Silva, criaram a Easy Kits, que comercializou kits de higiene automotivo no período do curso e foi o grupo que mais faturou na última turma do Empretec.


A iniciativa surgiu quando o grupo precisou decidir como ratearia o lucro. “Conversamos entre nós e vimos que o que lucramos não faria muita diferença para nós. Procuramos dar um destino social para estes recursos, porque o lucro que tivemos foi o conhecimento que adquirimos durante o Empretec”, explicou Gustavo Oliveira.

Cada instituição recebeu a importância de R$ 850,00 (oitocentos reais), totalizando R$ 1.700,00 (mil e setecentos reais) em doações, que foram depositados assim que as duas instituições foram informadas que receberiam as doações em dinheiro. “O hospital é mantido 100% com doações e estes recursos serão empregados na aquisição de medicamentos e no financiamento de infraestrutura”, comentou a coordenadora das casas de Apoio do hospital Aldenora Belo, Carmen Dino.

Já o diretor da Fundação Antônio Brunno, Antônio Souza, os recursos doados vieram em boa hora. “Estávamos sem recursos para custear alimentação. Havia faltado frango e essa doação entrou na conta em tempo de comprarmos o produto. Veio no momento certo”, afirmou Souza, ao receber o grupo de empretecos.    

O Seminário

O Seminário Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidades (ONU),idealizada para desenvolver características e comportamentos empreendedores nos participantes e que, hoje, já é aplicada em quase 40 países. No Brasil, a capacitação é promovida com exclusividade pelo Sebrae desde 1993.

O Empretec é eminentemente comportamental e, por isso, acaba contribuindo não apenas na vida profissional dos empretecos, como também no âmbito de projetos pessoais, pois ensina um método vencedor, uma espécie de fórmula para o sucesso já validada quando promove o desenvolvimento de 10 capacidades empreendedoras.

Em 2018 foi comemorado os 25 anos do Empretec no Brasil. E como marco desta data, o Sebrae realizou pesquisa com 2.884 clientes que participaram do seminário em todo o país e a satisfação foi comprovada com o percentual de 75% e nota média de 9,1.  A maior parte das empresas, após passar pelo Empretec, registrou um aumento no faturamento mensal e a nota média da recomendação da capacitação alcançou 9,6 pontos.

Durante 25 anos, o Sebrae realizou 11 mil turmas e capacitou em todo o país 280 mil pessoas por meio do Empretec e cerca de 10 mil são inscritas todos os anos. Aqui no Maranhão, a capacitação é realizada há 19 anos, desde 1999, com aproximadamente 200 turmas e mais de cinco mil maranhenses participantes do seminário.

0 comentários:

Postar um comentário