sexta-feira, 1 de março de 2019

Durante o ano de 2018 diversos meios de comunicação brasileiros apontaram São Luís como um destino tendência para 2019. Já no Carnaval, é possível perceber que os dados deste ano mostram-se animadores para a área da hotelaria, com o crescimento de 22 pontos percentuais em relação a 2018. Esses são os dados do Observatório do Turismo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, em pesquisa realizada para a ocupação durante o Carnaval (02 a 06 de março).

Os dados fornecidos por 24 empreendimentos hoteleiros nas mais diversas localidades de São Luís mostram que a taxa média para o período que compreende de 02 a 06 de março está em 73,41%. No mesmo período, em 2018, foi realizada a mesma pesquisa, e a taxa foi de 50,95%, ou seja, um aumento de mais de 22 pontos percentuais. 

Os dados do início do ano, em uma das principais festas de São Luís são animadores para a área do turismo. “A Prefeitura continuará trabalhando o turismo em diversas frentes: dentro de São Luís e em outras cidades do Brasil para atrair cada vez mais pessoas”, explica Socorro Araújo, secretária municipal de turismo.

O estudo também indica as principais áreas procuradas neste período do feriado do carnaval para se hospedar: Ponta d’Areia (81%), seguido do Calhau/Litorânea (80%), Olho d´Água (67%), Centro Histórico (62,5%) e Lagoa (50%).

O professor Dr. Saulo Ribeiro dos Santos, coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, explica que monitorar, acompanhar e medir as taxas de ocupação hoteleira em períodos festivos e/ou feriados são fundamentais para compreender a busca pelo destino em determinadas épocas do ano. “Nós realizamos pesquisas durante o ano inteiro para sabermos a evolução da área. É um trabalho ininterrupto”, ressalta o professor.

Na principal plataforma online de reserva utilizada pelos turistas que visitam São Luís, o Booking, constatou-se que 47% dos estabelecimentos já se encontram reservados para o período do carnaval (02 a 06 de março). “Essas pessoas que chegam na cidade, se hospedam nos estabelecimentos, consomem nossos produtos e aproveitam o carnaval acabam, por consequência, aquecendo a economia local, contribuindo, dessa maneira, para tornar o turismo uma atividade ainda mais lucrativa para a capital maranhense”, finaliza a secretária.

Outro dado relevante é o valor da diária média de 26 empreendimentos hoteleiros pesquisados em São Luís no ano de 2018 que ficou em R$: 163,77, enquanto que a média brasileira em 2017 foi de R$: 228,00 conforme estudo realizado pela empresa de consultoria JLL Hotels & Hospitality Group. Ou seja, a capital do Maranhão continua sendo um destino barato no Brasil no quesito hospedagem, fator que pode contribuir para atrair uma quantidade maior de turistas para a cidade.

O aeroporto de São Luís também registrou crescimento na comparação entre os meses de janeiro de 2018 para 2019, com um aumento de 1,54% no desembarque de passageiros. Para os meses de fevereiro e março espera-se também um aumento entre 2% e 3%, afirmam o Professor Dr. Saulo Ribeiro dos Santos e os pesquisadores do Observatório, Mariana Antônio dos Santos e Everaldo Almeida Coelho. 

0 comentários:

Postar um comentário