sexta-feira, 22 de março de 2019

O Maranhão é o primeiro estado do país com 100% de adesão dos municípios para etapa de qualificação da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Para dialogar sobre assistência à saúde das pessoas idosas, o Governo do Estado e o Ministério da Saúde (MS) farão encontro para capacitação de multiplicadores da atenção básica, em São Luís. A inscrição dos técnicos e gestores dos núcleos básicos de saúde do idoso pode ser feita até 10 de abril. 

Serão 434 multiplicadores do Maranhão, sendo dois representantes por município na capacitação. “O curso de qualificação da atenção à saúde da pessoa idosa tem como objetivo capacitar equipes da atenção básica como multiplicadores sobre saúde da pessoa idosa, através da caderneta da saúde, aprimorando o acompanhamento e o atendimento a essa população. Os municípios serão os principais beneficiados e toda atenção básica, pois fortaleceremos a política de saúde à pessoa idosa do Maranhão”, disse a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro.

O curso contará com carga horária de 46h, sendo 16h de atividades presenciais e 30h na modalidade Educação a Distância (Ead). Serão quatro turmas, divididas por regionais de saúde do estado. As aulas têm início previsto para 22 de abril, em São Luís. 

Entre os principais objetivos educacionais da capacitação, a relevância do uso da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa diante das necessidades da população idosa. Além disso, conhecer o perfil demográfico da população idosa e o processo de organização da assistência a essa população no território; compreender o papel do multiplicador como formador de trabalhadores da saúde da perspectiva da educação permanente; discutir o panorama do envelhecimento populacional no mundo, no Brasil e no município; os principais conceitos relacionados ao envelhecimento, entre outros.

Inscrição 

De acordo com o Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, a formação tem como público-alvo gestores e técnicos dos núcleos básicos de saúde do idoso. Cada secretário de saúde deve selecionar duas pessoas da equipe para receber o treinamento. 

A ficha de inscrição do curso foi enviada, na quinta-feira (21), via ofício, para os 217 gestores das Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão. O documento preenchido deve ser encaminhado até 10 de abril para o Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES.

0 comentários:

Postar um comentário