sexta-feira, 22 de março de 2019
O plantio, que integra as ações de paisagismo colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo, ocorreu na região da Lagoa da Jansen, onde foram plantadas 190 mudas de espécies como manga, caju, pitanga e açaí; somente nas duas últimas semanas foram plantadas 500 novas mudas em vias da capital


Uma cidade ainda mais bonita e arborizada. Este é um dos objetivos do Programa São Luís Cidade Jardim, executado pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur). Na manhã desta quinta-feira (21), 190 mudas de cerca de 20 espécies de plantas frutíferas foram plantadas na área da Lagoa da Jansen. Nas últimas duas semanas, vias da capital ganharam outras cerca de 300 mudas de ipês, pau-brasil e jacarandá, imprimindo mais beleza aos espaços. O trabalho integra um conjunto de ações realizadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior na área do paisagismo urbano e, além do plantio, inclui os serviços de manutenção com poda e supressão de árvores mortas.

Além do plantio, o poder público municipal desenvolve, por toda a cidade, atividades de manutenção. O trabalho é realizado especialmente em jardins de canteiros e rotatórias situados nas principais avenidas da cidade. Ao longo deste ano, já foram contempladas avenidas como Holandeses, Marechal Castelo Branco, Jerônimo de Albuquerque, Colares Moreira, do Araçagi e Leste-Oeste, no Cohatrac, onde foram executados serviços de paisagismo em cerca de 2,5 quilômetros de via.

A primeira-dama Camila Holanda, madrinha do Programa São Luís Cidade Jardim, tem acompanhado de perto o plantio, realizado em espaços públicos da cidade. "O paisagismo urbano sempre foi uma preocupação do prefeito Edivaldo, que idealizou o Programa São Luís Cidade Jardim. Uma cidade arborizada é muito mais bonita e beneficia toda a população. A determinação é expandir as ações do programa a fim de ampliar as áreas verdes da nossa cidade", destaca a primeira-dama.

Nesta etapa do programa, foram plantadas na Lagoa da Jansen espécies frutíferas como bacuripari, manga, caju, pitanga, geru, açaí, entre muitos outros. Além das 190 mudas na Lagoa da Jansen plantadas nesta quinta-feira, outras 300 mudas de espécies como ipês, pau-brasil e jacarandá foram plantadas, semana passada, nas avenidas Colares Moreira e Marechal Castelo Branco e na Avenida dos Holandes, entre a rotatória da Lagoa da Jansen e o retorno que dá acesso à Avenida Litorânea.


Segundo o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, o trabalho é executado em áreas específicas da cidade e promove uma conscientização das pessoas para a preservação dos espaços. "Inicialmente, estamos priorizando as avenidas e as áreas de reserva ambiental na cidade. Nossa intenção é também envolver as comunidades. Muitas nos ajudam no plantio e no cuidado com as mudas, cumprindo um papel fundamental neste trabalho, considerando o alto índice de danos às mudas", conta o presidente do órgão municipal.

O trabalho de plantio prossegue nas próximas semanas com o preenchimento de espaços identificados nas avenidas Colares Moreira e Marechal Castelo Branco.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


O trabalho do Programa São Luís Cidade Jardim incluem ainda ações de educação ambiental em escolas e com as comunidade. As atividades contribuem positivamente com o sucesso do plantio das mudas, considerando que a população passa a ter senso de responsabilidade pelas árvores plantadas. "A gente orienta a população a não pisar nos locais onde estão sendo plantadas as mudas, para que as mesmas possam se desenvolver. Outro cuidado é não arrancar folhas e galhos", conta o agrônomo do Impur, Jonas Monroe.

0 comentários:

Postar um comentário