sexta-feira, 15 de março de 2019
Na 1ª reunião técnica do projeto para 2019, equipes Maranhão, Piauí e Ceará, discutiram a execução de ações, participação em eventos de mercado e enfoques


Diretores do Sebrae Maranhão, Piauí e Ceará, gerentes regionais da instituição, gestores e coordenadores do projeto Rota das Emoções, participaram da primeira reunião de 2019 para discutir o roteiro. A ação ocorreu em Fortaleza (CE), onde foram discutidos e alinhados os direcionamentos estratégicos para a execução de ações no destino turístico, que abrange os três estados.

Dentre os principais pontos abordados, especificamente no Maranhão, foi o Investe Turismo, um convênio firmado entre o Sebrae Nacional e o Ministério do Turismo para a promoção de destinos turísticos. A Rota das Emoções é um dos destinos turísticos que estão no escopo do convênio e que atuará juntamente com o projeto Destinos Turísticos Inteligentes.

“O Investe Turismo atuará juntamente com o projeto Destinos Turísticos Inteligentes, já executado pelo Sebrae Maranhão. E nesse momento de alinhamento de ações, foi discutido o direcionamento das estratégias utilizadas em cada um dos projetos, sempre focando na promoção do destino e nos meios tecnológicos necessários para este fim”, afirmou o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.


Outro ponto também levado ao encontro técnico, foi a confirmação do papel do Sebrae como articulador, junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para regulamentação de veículos 4 x 4 para transporte de turismo em rodovias oficiais.

“O Sebrae já vem conduzindo isso e vai dá um reforço maior nessa interlocução junto a esses órgãos competentes. Isso acontecendo, resolve a questão da Rota, no que diz respeito aos veículos off road nas vias oficiais, e como toda resolução é de nível nacional, todos os outros destinos que usam vias oficiais serão beneficiados, a exemplo de Pirenópolis, Chapada dos Veadeiros, dentre outros”, relatou o coordenador do projeto Rota das Emoções nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, Luís Walter Muniz, que conduziu o encontro.

Execução de um plano de ações, participação em eventos de mercado, estratégias de divulgação e parcerias, também foram assuntos em pauta durante o encontro, tendo sempre como principais norteadores dois dos principais enfoques trabalhados atualmente para com a Rota das Emoções: promoção e tecnologia.  


“A Rota das Emoções é um destino de promoção, ou seja, que precisa sempre ser vendido, por isso necessidade de estar presente em eventos de mercado. Outra ponto característico do destino e que já vem sendo trabalhado pelo Sebrae em parceria com as prefeituras e o trade é a busca de novos meios tecnológicos de vender a Rota, como por exemplo a implantação do voucher digital, que no Maranhão já está implantado em Barreirinhas”, considerou Luís Walter. 

O Voucher Digital de Barreirinhas deu ao Maranhão a premiação máxima no primeiro Prêmio Nacional de Turismo, entregue pelo Ministério do Turismo (MTur), fazendo da Rota das Emoções a grande vencedora da categoria Inovação Tecnológica no Turismo. A ferramenta foi desenvolvida numa parceria entre o Sebrae no Maranhão, poder público municipal e empreendedores do turismo na região.

O Sistema de Voucher Digital foi proposto pelo Sebrae no Maranhão para a prefeitura de Barreirinhas, a partir da necessidade de compartilhar com toda a população local, os ganhos que a exploração do turismo proporciona ao segmento. A partir desta demanda, foi criado um grupo exclusivo para realizar estudos, acompanhar e gerenciar a implantação do sistema – e assim surgiu o NITT, o Núcleo de Inteligência Turística e Tributária, com membros de diversas secretarias municipais ligadas ao controle fiscal, representantes do Sebrae, o ICMbio e o trade turístico.

“Já estamos trabalhando para levar esta experiência para outros municípios com potencial de destinos turísticos, dentro e fora da Rota das Emoções”, completou Luís Walter.

A Rota das Emoções

A Rota das Emoções envolve quatorze cidades, sendo quatro no Piauí – Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba; cinco no Ceará – Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara; e cinco no Maranhão – Araioses, Barreirinhas, Paulinho Neves, Santo Amaro e Tutóia. 

Os grandes atrativos do roteiro são o Delta do Parnaíba, no Piauí, o único em mar aberto das Américas; o Parque Nacional dos Lençóis, no Maranhão, um aglomerado de dunas e lagoas de beleza singular; e Jericoacoara, no Ceará, local de vento e água, propício para a prática de esportes náuticos.

“Desde a implantação do Voucher Digital de Barreirinhas 66 mil visitantes já acessaram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, 88 mil passeios foram realizados, gerando uma arrecadação cerca de seis milhões de reais”, pontuou a gestora do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes – Rota das Emoções-MA, Flávia Nadler.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa. Como Assessoria de Imprensa da Pousada BGK, em Barra Grande, Cajueiro da Praia (Piauí), renovamos nosso apoio às ações promocionais planejadas e executadas pelos diretores do Sebrae Maranhão, Piauí e Ceará, gerentes regionais da instituição, gestores e coordenadores do projeto Rota das Emoções.

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