quinta-feira, 28 de março de 2019
A ação acontece no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana durante quase 12 horas, com talk show, palestras e oficinas.


São Luís - De mãos dadas com o empoderamento feminino e com a participação cada vez mais efetiva das mulheres no mercado de trabalho, particularmente, no mundo dos negócios, o Sebrae realiza nesta sexta-feira (29) um evento voltado para a mulher empreendedora. A ação recebeu o nome de Desafios da Mulher Empreendedora do Maranhão e acontece no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, das 9h às 21h (com intervalo para o almoço). A entrada é totalmente gratuita.

“Serão quase 12 horas de atrações voltadas para a mulher que está à frente de negócios ou mesmo daquelas que querem se inspirar para empreender.  Construímos uma programação com temáticas importantes e buscamos repassar as informações e o conhecimento de maneira leve por meio de palestras, oficinas, talk shows e atração cultural. Teremos, ainda, um espaço de exposição para 36 empresas participantes de projetos executados pela regional do Sebrae em São Luís, que abrangem segmentos como os de Moda e Confecção, Economia Criativa, Alimentos e Bebidas, Turismo, Comércio sobre Rodas, Comércio Brasil e outros”, informou a diretor Técnico da instituição, Mauro Borralho.

Na programação está o talk show ‘Empreendedorismo Feminino’ que terá como mediadora a coordenadora de atendimento da Unidade São Luís Marina Lavareda, e como entrevistadas as empresárias Denise Cavalcanti (D´Cavalcanti), Karol Barros (Karolicias) e Yáskara de Castro (Oktos), contando suas histórias de sucesso no mundo dos negócios.

“Além de inspirar as participantes de que empreender vale à pena, nossas convidadas darão dicas para quem comanda uma empresa própria, trabalha nos negócios da família, faz a gestão de empresas de terceiros ou quer obter mais informações para abrir o seu próprio negócio”, sinalizou o gerente da Unidade Regional de São Luís, Mauro Formiga.

Quanto às palestras, o evento traz a coordenadora das Delegacias da Mulher do Estado, Kazumi Tanaka, para falar sobre ‘O uso do empreendedorismo como empoderamento feminino’, trazendo o contraponto sócio-político ao evento, seguida das empresárias Lauriane Reis, Rosana Miranda e Patrícia Maranhão que abordarão, respectivamente, ‘Experiência da Mulher no Comércio Varejista’, ‘Guarda Roupa à seu Favor’ e ‘City Mob: mobilidade feminina na Região Metropolitana de São Luís’.

Para capacitações nos segmentos específicos de Alimentos e Bebidas e de Beleza & Estética, o Sebrae vai ofertar, juntamente com parceiros, as oficinas ‘Fabricação de Salgados e Folhados’ (Moinho Rosa Branca) e Preparo de Pizza (Olívio J. Fonseca), além da palestra de Henrique Barral (Adlux) sobre ‘Mitos e realidades do universo capilar e cosméticos’.

Na área de exposição, as empresas parceiras serão a Cemar, Psiu, Beberagem, City Mob, Fit Polpas, Inovar, Hellas Semi Joias, Taguatur, Garota Chocrível (livro paradidático), Super Fritos, Chica´s Gourmet, Sonho Gelado, Bumba meu Crepe e Pamonharia.

Empreendedorismo feminino

Nos últimos dois anos, as mulheres vêm consolidando um papel de protagonistas no universo do empreendedorismo brasileiro, o que também já é percebido no mercado maranhense. Pesquisas nacionais conduzidas pelo Sebrae, como a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e o Anuário do Trabalho nos Pequenos Negócios, mostram que desde 2017 as mulheres superaram os homens na abertura de empresas e já são maioria entre os trabalhadores com carteira assinada nos pequenos negócios.

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aproximadamente, 52 milhões de brasileiros em idade produtiva estavam envolvidos com alguma atividade empreendedora em 2018. A pesquisa foi realizada em 49 países e atestou outro dado crescente desde 2017: cerca de 24 milhões de mulheres já estavam à frente de um empreendimento formal ou informal, número pouco inferior ao universo masculino, que foi de 25,4 milhões.

“Essa proporção também é percebida no universo do empreendedorismo maranhense. Ganhamos espaços no mundo dos negócios de maneira cada vez mais acelerada e, por conta disso, estaremos executando em todas as nossas regionais no estado o Projeto Empreendedorismo Feminino, com objetivo de fortalecer a gestão e a competitividade de negócios comandados por mulheres ou que tenham a mulher em alguma função de liderança”, informa a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, comentando que a instituição dará sua parcela de contribuição na construção de uma rede estadual de mulheres empreendedoras que irá somar aos movimentos nacionais da mesma temática.   

Apesar dos números positivos, o sexo feminino continua a enfrentar gargalos conhecidos, como a dupla jornada (trabalho em casa após o horário de trabalho formal), o stress pelo desempenho de diversas funções (mulher, esposa, mãe, dona de casa, profissional, entre outras) e salários mais baixos que o dos homens. Toda essa problemática social, fez com que o Sebrae assinasse, em julho do ano passado, a carta de adesão aos ‘Princípios de Empoderamento das Mulheres”, da ONU Mulheres e do Pacto Global das Nações Unidas.

“O objetivo é compartilhar poder às mulheres para que participem de forma plena da vida econômica em todos os setores e em todos os níveis da economia brasileira.  Com essa decisão, o Sebrae passou a integrar um grupo de mais de 170 entidades públicas e empresas que incorporaram em seus negócios valores e práticas que visam à equidade de gênero e a consolidação do papel das mulheres na sociedade e na economia”, revelou Borralho.

0 comentários:

Postar um comentário